Comércio tem previsão de reabertura para a próxima semana. O governador Carlos Moisés anunciou no início da noite de ontem (07) que o isolamento social com restrições de atividades não essenciais será prorrogado por mais cinco dias. O decreto entra em vigor amanhã e deve durar até domingo.
A partir desta quarta-feira (08), estão liberados os serviços relacionados à manutenção automotiva. O governador Carlos Moisés justificou a medida explicando que, como o transporte coletivo não está em operação, veículos por aplicativo e de delivery estão circulando mais pelas ruas do estado, além das máquinas agrícolas.
Por isso, esses serviços serão liberados através de portaria. Poderão abrir nesta quarta oficinas mecânicas nas áreas urbanas e rurais, borracharias, varejo de autopeças, venda de acessórios, concessionárias de veículos, venda de máquinas agrícolas, locação de veículos, serviços de despachante, inspeção veicular e lavarrápidos.
A Secretaria de Estado da Saúde já capacitou 4.925 profissionais para atuar no combate ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Os cursos começaram a ser oferecidos no mês de março, especialmente de maneira virtual, e alcançaram profissionais que atuam em atendimentos diretos à população. Desse total, 2.850 foram capacitados para trabalhar nas portas das emergências hospitalares, 1.325 para atuar em UTIs e outros 750 em unidades de pronto atendimento. As recomendações aos profissionais seguem protocolos internacionais.
Segundo o governador Carlos Moisés, a estrutura do Governo está voltada para atender prioritariamente a área da Saúde desde o início da pandemia. Trabalhadores de diferentes áreas atuam de maneira conjunta no Centro Integrado de Gerenciamento de Risco e Desastres, na sede da Defesa Civil Estadual.
“Essa capacitação dos profissionais da saúde é fundamental tanto para que se efetue o tratamento correto dos pacientes da Covid-19 quanto para resguardar a integridade das equipes de atendimento. Eles são trabalhadores essenciais em um momento como esse. Os protocolos devem ser seguidos para garantir a saúde de todos”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, conta que as capacitações seguem para que todos os trabalhadores da saúde estejam aptos a atuar no combate ao novo coronavírus. Para Zeferino, o estado de alerta precisa ser mantido diante da confirmação de novos casos todos os dias – e a colaboração da população é essencial.
“Estamos vivendo um período complicado, de turbulências em todo mundo. Os profissionais da saúde muitas vezes se colocam em risco para fornecer tratamento à população em geral. Pedimos a compreensão dos catarinenses desse momento. Quanto menos expostos estiverem, maiores as chances de nos recuperarmos mais brevemente. Ficar em casa ainda é a melhor solução para este momento”, diz Zeferino.
========================================================
Santa Rosa do Sul registra primeiro caso de Covid-19
Ontem, (07) o município de Santa Rosa do Sul teve a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no município. A paciente tem 59 anos e encontra-se em isolamento domiciliar, acompanhada pela Vigilância Epidemiológica do município. Todos os familiares com o qual a paciente teve contato também estão em isolamento domiciliar.
========================================================
Em Sombrio são 70 casos monitorados
No município, ontem (07) foram atendidos 7 casos no Centro de Triagem, com a realização de mais duas coletas. Há registro de 22 pacientes coletados com nove descartados e quatro confirmados. Nove aguardam resultado. Os 70 monitorados seguem acompanhados pela vigilância epidemiológica e pelas unidades de Saúde dos bairros. 24 pacientes liberados do monitoramento, já sem nenhum sintoma.
========================================================