O Sicoob SC/RS está realizando ações para minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia de Coronavírus. Entre as medidas adotadas, estão a prorrogação de prazos, diminuição de juros e ajuste de taxas.
“Estamos cientes da responsabilidade para com os nossos associados, funcionários, dirigentes e parceiros. Por isso, unimos nossos esforços aos das autoridades municipais, estaduais e federais, para enfrentar a pandemia. O desafio é enorme, mas é possível vencê-lo, sobretudo se nos apoiarmos nos princípios de cooperação e solidariedade”, afirmou o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva.
As cooperativas estão avaliando os casos que necessitam adicionar prazos às operações, renegociando e prorrogando parcelas. Em algumas localidades, há ofertas de linhas emergenciais e carência para início dos pagamentos. Alguns segmentos estão sofrendo o impacto da pandemia de forma imediata, e para atender a todas as necessidades, o Sicoob também está usando os recursos públicos que estão à disposição (BNDES/BRDE/Badesc).
No Crédito Consignado, para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos, as taxas foram reduzidas nesse período e podem ser contratadas a partir de 0,89% ao mês, chegando ao máximo de 1,38% ao mês.
Os associados que possuem maquininha Sipag podem contar também com as taxas diferenciadas de antecipação de vendas e acesso a um capital de giro no próprio equipamento. Serão R$ 3 milhões em descontos aos associados mais afetados.
Os cartões Sicoobcard tiveram a sua validade prorrogada para vencimentos nos meses de março, abril, maio e junho. Dessa forma, os cooperados podem continuar realizando compras sem a necessidade de receber um novo cartão.
“É hora de reafirmar esses valores, sempre com a preocupação de manter a cooperativa saudável para que possa reverter eventuais prejuízos no menor tempo possível”, ressaltou o dirigente.