A Unesc está sediando a terceira edição do Simpósio de Construção Industrializada nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), como parte da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT). O evento reúne acadêmicos de Engenharia Civil e o setor produtivo para debater a inovação e a sustentabilidade nos processos construtivos.
O tema central desta edição é “Construção 4.0: Inovação, Sustentabilidade e Eficiência no Canteiro Inteligente”. A noite de abertura contou com palestras de Alan Dias (Timbau Estruturas) e Vitor Neves (Rewood), com destaque para a madeira como material construtivo.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, prestigiou a abertura e ressaltou a importância da participação dos estudantes. “Aproveitem estes momentos proporcionados pela vida acadêmica. Assim como os colegas representantes estudantis destacaram, reitero que todos esses momentos integram partes fundamentais da vivência universitária. Que bom que vocês estão aqui hoje dedicando este tempo a aprender e aprofundar os conhecimentos com grandes referências”, pontuou a reitora.
Integração com o mercado e programação
O coordenador em exercício do curso de Engenharia Civil, Augusto Wanderlind, destacou a união entre teoria e mercado. “Nossa primeira edição, em 2018, nasceu com o intuito de fazer essa união entre o que a gente ensina e aprende dentro da sala de aula com o que está sendo executado lá fora, principalmente dentro da construção industrializada, área com espaço para tantas inovações”, pontuou.
Nesta quinta-feira (23), o Simpósio será finalizado com a participação das empresas BPM Pré-moldados, Kingsman Isoeste e Imbralit, com foco em soluções ágeis e sustentáveis, e o uso de placas cimentícias.
O evento é realizado em parceria com o Crea-SC e com o Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil da Universidade (GPDECC).