O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Balneário realizou a palestra Mulheres de Fibra nesta quarta-feira, com a palestrante Sibeli Borba. A atividade foi voltada especialmente para o público feminino atendido pelo PAIF/CRAS. A Secretaria de Assistência Social almeja ao longo do ano realizar uma série de palestras voltadas ao fortalecimento de vínculos, movimentos sociais e conquistas femininas.
A palestrante, Sibeli Borba, além de levar à reflexão sobre ser mulher e suas escolhas, promoveu o envolvimento das histórias do grupo. Lágrimas, abraços e sorrisos marcaram a tarde carregada de emoção.
A assistente social do CRAS, Marta Teresinha Silvério, pontua que a ação auxilia para que haja a transfiguração das mulheres. “É hora de trocar de concepções e buscar novos conhecimentos. Nosso objetivo é proporcionar ações inovadoras que possam contribuir com cada uma das participantes”. Segundo a psicóloga, Renata Marinho Scandolara, a equipe procura atingir os objetivos do CRAS. “Queremos que deste primeiro encontro a empatia seja fortalecida. Que o olhar julgador seja substituído pelo olhar acolhedor. Juntas podemos nos fortalecer”. A secretária de Assistência Social, Terrimar Ramos, complementa. “Vemos as mulheres poderosas e não imaginamos que somos todas iguais com momentos de fraqueza ou tristeza. Não podemos deixar estes momentos prevalecerem”, lembra.
Para o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, a ação voltada para as mulheres relaciona a passagem do dia internacional das mulheres, bem como a necessidade de reflexão contínua para este público. “A mulher desempenha vários papéis e muitas vezes esquece de ser ela mesmo e é preciso que tenham este tempo de fortalecimento”.
Luana Cunha se considera uma mulher de fibra porque a cada dia busca ser sua melhor versão e participar da palestra contribui. “É importante obter mais conhecimento e esta troca de histórias foi muito interessante. Mesmo com diferenças de idades todas possuem muitas situações semelhantes”.