A Prefeitura de Criciúma conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo Diamante, o nível máximo em transparência pública. O resultado foi divulgado no Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP), e Criciúma foi o único município catarinense com mais de 100 mil habitantes a obter o nível máximo tanto em 2024 quanto em 2025.
O prefeito Vagner Espindola celebrou o reconhecimento da gestão. “É resultado de uma gestão técnica, que coloca a transparência e o respeito ao dinheiro público em primeiro lugar. Para este ano, o Radar Nacional da Transparência Pública tornou as avaliações mais rigorosas, e Criciúma confirmou a excelência mesmo nesse contexto”, afirmou.
Excelência acima da média nacional
Criciúma alcançou um índice de transparência de 95,23%, o que é significativamente superior à média nacional, que foi de 66,6%.
O secretário municipal de Governança, Tiago Ferro Pavan, avaliou o resultado como fruto de um trabalho permanente. “O selo Diamante concedido a Criciúma é resultado de um trabalho permanente de aprimoramento das práticas de transparência, da ampliação do acesso à informação e do fortalecimento da cultura de controle social, pilares centrais para uma administração pública moderna e democrática,” avaliou o secretário.
As avaliações do PNTP são promovidas pelos Tribunais de Contas e consideram dimensões como acessibilidade, contratos, despesas, licitações, planejamento, saúde e educação. O processo de 2025 foi conduzido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e analisou mais de 10 mil portais de transparência de órgãos públicos em todo o país.












