Anjos ou extraterrestres?
A Teoria da Criação diz que foi Deus quem criou o Universo. Para os religiosos isto encerra o assunto. Não há mais nada para se estudar ou discutir. Quando a gente lhes pergunta: – Se Deus é amor e bondade, por que é que existe o mal? A resposta é imediata: – Por causa do livre arbítrio. Deus deixou a critério dos homens fazer o bem ou o mal. Mas lá um dia Ele voltará para nos julgar. Então os bons irão para o Céu, e os maus para o Inferno. Muita gente aceita isso como verdade. Eu acho simplório demais. Fantasioso. Infantil.
A Ciência acolhe a Teoria da Evolução. Para sermos coerentes vamos relembrá-la aqui, em termos bem simples, como eu: – Nesta a tese é que a criação do Universo foi espontânea. Há cerca de 14 bilhões de anos o Cosmos era só escuridão e um imenso vazio. Aí aconteceu uma grande explosão, o “Big Bang”. Saltaram fragmentos de todos os tamanhos para todas as direções, numa velocidade vertiginosa. Nunca mais pararam de se expandir. Eram tudo fogo e metais incandescentes, como são o Sol e as demais estrelas. Surgiu o Universo.
O Sol era um bola de fogo. Há 4,5 bilhões de anos ele também explodiu. De novo, fragmentos voaram pelo espaço, mas ficaram girando em torno do que sobrou dele. Com o tempo foram esfriando e formando os oito planetas do Sistema Solar: – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Graças à água e ao clima favorável, nasceu vida na Terra; plantas e animais, dentre estes o Homem, que veio a ser o Homo Sapiens.
Diferentemente das religiões, que dá o assunto por encerrado, a Ciência não explica tudo. Ela só pergunta e estuda. Já que o Homem tem inteligência, por que não usá-la? Se tiveres medo de pensar, para por aqui. Não quero que me culpes por arderes no fogo do Inferno pela eternidade. Deixa isso conosco: – Amantes da Ciência, filósofos, crianças, poetas, loucos e bêbados.
Os religiosos defendem com fanatismo a Criação, pois temem a Deus. A Ciência defende a Evolução, sem temer a Deus, apenas o respeita (se é que ele existe). Isso é irrelevante à Filosofia Iluminista, onde me enquadro. Ora, se Deus é bom e misericordioso, nós estamos tranquilos. Certamente Ele não nos castigará, até rirá muito de nós. Da nossa inocência e curiosidade.
O Universo é infinito e tem trilhões de estrelas. A Terra é apenas um planeta. Muito novo. Ainda somos crianças muito atrasadas diante de civilizações superiores que vivem em outras dimensões, e que já estiveram aqui para nos observar e ensinar. Na Bíblia são os anjos. Na Ciência são os extraterrestres (ETs), porque vieram do Cosmos. Eu teria mais coisas para te dizer, mas o espaço aqui é curto. Se ficaste com alguma dúvida, estuda meu irmão. Estuda muito. Ou abre uma garrafa de vinho e põe um bolero a tocar.