Há uma semana, falamos aqui, sobre o projeto da Rua Coberta da Avenida Nereu Ramos. “O projeto é arrojado, em estrutura metálica e cobertura em policarbonato, com pilares metálicos em formato de tronco. A cobertura em formato de triângulos e losangos, com trepadeiras, trazendo sombra, foi pensada para trazer ao local a sensação de aconchego”.
Havíamos conversado com alguns lojistas, entre eles, a comerciante Neusa, que alega perdas nas peças de vestuário que comercializa, devido à poeira gerada do corte de pedras e lajotas, sem isolamento, nas proximidades, bem como que houve deslocamento do muro de seu estabelecimento e cobrava solução: “ o portão não fecha mais, o muro saiu todinho do nível”, desabafa.
No decorrer da semana, conseguimos conversar com o engenheiro responsável pela obra, Renato Bristot. Ele fala que, comprovado que os danos à mercadorias ou patrimônio dos comerciantes foram decorrentes da obra, estes serão ressarcidos. “Se é dano causado pela empresa, a empresa vai custear isso, sem problema nenhum”, conclui.
A intenção é de que essa seja uma das obras mais imponentes do sul de Santa Catarina, e que seja concluída o quanto antes e assim se torne um grande ponto turístico na cidade de Sombrio. O local terá iluminação projetada em led e, em seu trecho, de cerca de 90 metros, distribuição de energia subterrânea, sem espaço para estacionamentos, privilegiando a circulação de pedestres com arborização, bancos e calçadão.
A calçada aliás, também tem outro detalhe importante, pois estará no mesmo nível da via de circulação de automóveis, seguindo padrões internacionais de acessibilidade, já realizado inclusive em outra obra de Sombrio, a Avenida Antônio Sant’Helena.
Segundo o engenheiro, “a obra já está praticamente pronta”, faltando alguns ajustes, devido à remoção dos postes. “Acabou atrasando um pouco, em virtude da pandemia, que paralisou a obra por um período, e também porque a rede elétrica demanda aprovação da Celesc. Nós tivemos que aguardar o prazo deles”.
A previsão do engenheiro é que até o final do mês se dê início à estrutura metálica. O fluxo de veículos já está liberado no local.