Os artesãos terão alvará gratuito para trabalhar na temporada de verão 2019/2020 em Balneário Gaivota. Os detalhes para realização de um trabalho organizado embasado em políticas públicas foram discutidos em reunião consultiva e deliberativa com a presença de artesãos junto ao departamento de Cultura, Conselho de Cultura e secretaria de Arrecadação.

Segundo o diretor de Cultura, Jorge Cunha, a participação foi bastante positiva, tanto pela presença, quanto pelo resultado do diálogo. “Foi realizado o cadastro dos artesãos com a carteira nacional e tivemos cerca de 60 confeccionadas e temos mais cerca de 30 em processo de registro. Não restringiremos a divulgação e venda de suas artes apenas aos moradores locais. É um espaço público aberto a este setor tão importante, mas temos a preocupação em dar suporte ao nosso artesão local, que nesta reunião, coordenados pela artesã Roberta Gonçalves, criaram um grupo para o artista local e fomentarão participação e representatividade no Conselho de Cultura”, explica o diretor de Cultura.

O artesão deverá procurar o setor de Arrecadação com sua carteira nacional de artesão e emitir seu alvará gratuitamente. Com alvará e crachá, ele terá espaço na Tenda Cultural ou no recuo da Avenida Beira-Mar com a Segunda Avenida, além de oportunizar o comércio ambulante. É solicitado que até a próxima quarta-feira, dia 11, sejam solicitados os alvarás para mapeamento dos locais de exposição, seja na Tenda ou na Avenida Beira-Mar. “Queremos criar um ambiente agradável para todos e com organização vamos em busca do objetivo”, diz Jorge.

O presidente do Conselho de Cultura, Leonardo Müller, o Gezuz, cita que este é o terceiro ano que a Tenda Cultural propicia um espaço diferenciado para as exposições. O secretário de Turismo, Zenízio da Rosa, adianta que nos próximos dias a programação completa de verão estará a disposição da população. O prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, conta que a temporada demanda uma estratégia extra ao município litorâneo e reuniões entre os setores administrativos estruturaram os trabalhos que vem sendo desenvolvidos.
Informações sobre artesanato e cultura podem ser obtidas através do telefone (48) 99610-2493.