Igrejas se adequam ao decreto de quarentena

Após o decreto de quarentena devido ao coronavírus, algumas denominações, como igrejas evangélicas e católicas, suspenderam cultos, missas e celebrações por tempo indeterminado para evitar a aglomeração e uma possível transmissão em massa do vírus entre os fiéis.

Para tentar resolver essa questão, alguns templos têm transmitido mensagens religiosas aos fiéis por meio de serviços de streaming, redes sociais, aplicativos e até do rádio.
A transmissão da doença pode ocorrer por contato com pessoas infectadas ou superfícies que tenham o vírus — respirando no mesmo ambiente ou tocando algo que uma pessoa infectada tocou, por exemplo.

Em comunicado oficial a Paróquia Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, seguindo a orientação de bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, em sintonia com a Secretaria Municipal de Saúde e outros organismos da sociedade civil de Araranguá e região, para que nos ajudemos no processo de prevenção do “coronavírus” e outras doenças, determinou a retirada dos recipientes com água benta das portas das igrejas; providenciados em cada igreja, recipientes com álcool em geral para que os fieis, ao chegarem possam higienizarem-se; a suspensão de todas as missas e celebrações da Palavra de Deus em todas as comunidades e Santuário, por tempo indeterminado; as Missas de sábado às 19h e de domingo às 08h, às 10h e às 19h serão transmitidas, porém, sem a presença de fieis.

Segundo o pastor Joaber Fermiano, da Igreja Amor e Graça, de Sombrio, seus cultos de quarta-feira e domingo à noite estão sendo transmitidos on-line. Outros encontros semanais foram cancelados. O culto que costuma acontecer no restaurante solidário também não acontece nesses dias, pois o restaurante está fechado. Para atender a população, apenas a equipe da cozinha está trabalhando e os alimentos estão sendo distribuídos pela janela, para evitar aglomeração de pessoas e garantir a alimentação das pessoas que necessitam.

O apóstolo Siel de Souza, da Igreja Batista Shekinah, também de Sombrio, estará ministrando do culto de domingo através do canal da igreja no Youtube, a partir dar 19h30. “Esse não é um momento para desespero. É um momento para ficarmos, realmente, alerta, atentos”, lembra.

Pastor Roberto Amorim da 2ª Igreja Quadrangular de Sombrio também cancelou seus cultos públicos e todas as reuniões no templo, medida essa em obediência aos decretos das autoridades e segue orientando seus fiéis a orarem em suas casas.