Não há desconto para quem optar pelo pagamento à vista ou adiantar as parcelas

Com o fim do ano se aproximando, o governo de Santa Catarina divulgou o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022.

As alíquotas continuam as mesmas de 2021 e o tributo poderá ser pago em três parcelas. A ordem de pagamento é definida pelo número da placa do veículo.

Ou seja, quem tem automóvel com placa de final 1, será o primeiro a pagar. Quem quiser parcelar o imposto, deve fazer o primeiro pagamento do boleto até o dia 10 de janeiro. Já quem optar por pagar em parcela única, poderá pagar até o dia 31 de janeiro.

Vale ressaltar que não há desconto para quem optar pelo pagamento à vista ou adiantar as parcelas.

Veja o calendário de pagamento em 2022:

Como pagar e qual o cálculo?

A base de cálculo é o valor de mercado do veículo, conforme a tabela Fipe. Para saber quanto você precisará pagar, basta pesquisar o preço do seu automóvel no site e calcular a alíquota deste valor.

  • 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros, nacionais ou estrangeiros;
  • 1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.

Para efetuar o pagamento do IPVA de 2022, é preciso acessar o site oficial do Detran-SC e emitir a guia. O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência dos principais bancos do país ou pela internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui