Na manhã desta segunda-feira, 1º, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou do lançamento da 1ª edição de 2024 da operação Fronteiras e Divisas Seguras, com ações nos municípios do Extremo Sul Catarinense. A solenidade foi realizada no Parque do Balonismo, no município de Torres.

A Operação Fronteiras e Divisas Seguras é uma ação conjunta entre os países Brasil, Argentina e Uruguai, que visa proporcionar cooperação técnica e operacional contra crimes nas regiões de fronteira, além do combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas e armas de fogo nos Estados, bem como manter a preservação da ordem pública.

A operação Fronteiras e Divisas Seguras é desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar e da Polícia Civil, em conjunto com as seguintes forças de segurança: Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Paraná e Polícias Penais.

Durante a solenidade, os comandantes ressaltaram que a integração entre os Estados tem como objetivo primordial em estabelecer procedimentos para o planejamento das operações e execução das ações conjuntas contra os crimes de maior incidência na região sul do país que podem refletir em todo Brasil. Destacando que a operação constitui-se em um grande esforço integrado dos órgãos de segurança e se traduz em uma reativação ampliada de ações conjuntas similares, realizadas anteriormente. Os objetivos são a troca permanente de informações e cooperação técnica-operacional, a fim de prevenir e reprimir crimes nas regiões de fronteiras e divisas.

Prestigiaram a solenidade, o comandante do 6° Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, o comandante do 2° Batalhão de Áreas Turísticas da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Noé Jesus da Costa, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel, Marcelo Bertoncini Zanette, a capitão Briana Tosetto de Souza, respondendo pelo comando da 3ª Cia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o inspetor Juliano Bortoluzzi Pereira, respondendo pela Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, a delegada Viviane Silva Becker, representando a Superintendência Regional de Polícia Federal, o delegado Marcos Vinicius Muniz Veloso, responsável pela delegacia de Polícia Civil de Torres, dentre outras autoridades civis e militares.

Por fim, a após a solenidade de lançamento da operação, barreiras policiais foram instaladas nas áreas de divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui