Progressistas de Sombrio vem com duas opções a pré-candidatura

Na tarde de ontem, recebemos, na segunda edição do Jornal Amorim, na Rádio 102,9 FM, o presidente do PP, Daison Scheffer Cardoso e os dois pré-candidatos a prefeito de Sombrio, Cristian Rosa e José Eraldo Soares, o Peri.

Sobre o partido, na cidade, Daison, que assumiu a presidência em agosto de 2019, disse que de lá para cá, a sigla vem fazendo algumas reuniões e investindo em cursos preparatórios para vereadores. O partido almeja formar uma chapa com 17 candidatos – seis mulheres e 11 homens – a vereador para disputa do pleito desse ano. Para 2020, o PP surge com dois pré-candidatos a prefeito, o Cristian e o Peri.

Scheffer falou do grande apoio que o partido vem recebendo das mulheres da cidade, inclusive com novas filiações que acontecerão hoje, em reunião no Rotary Club de Sombrio.

José Eraldo Soares, o Peri

Para ele, fazer política traz o objetivo de melhorar a vida das pessoas e lugar onde nós moramos. Disse que o partido busca um novo modelo de gestão, embasado no anseio da população e no que essa população vem esperando para os próximos quatro anos. Segundo ele, o projeto político não deve ser elaborado por um candidato ou apenas algumas pessoas, mas deve contar com a população e defender as escolhas da sociedade, em amplo debate, para que se defina a real necessidade do cidadão.

Cristian Rosa

O partido, como não está à frente da administração, vem realizando reuniões periódicas, para ouvir as necessidades da população. Para ele, as pessoas estão muito ausentes da política: “a gente fala de política e as pessoas viram o rosto”. Isso é uma das coisas que o motiva, porque crê que a mudança só virá através da política e de uma população informada e participativa.

Geração de empregos

Cristian, que é empresário, defende a necessidade da geração de novas vagas de emprego na cidade, pois no dia-a-dia, verifica que é crescente o número de currículos que recebe para pedido de trabalho. Crê que a administração deva buscar alternativas e investimento à indústria de confecção, além do fortalecimento das empresas que já estão instaladas.

Empreendedorismo

Peri também demonstra preocupação com a falta de renda da população e salienta que deve haver foco e maior fortalecimento nas agroindústrias, de onde cerca de 600 famílias retiram seu sustento. Citou o exemplo de São João Batista, cidade brasileira que mais cresceu em termos populacionais, nos últimos 5 anos, devido à indústria calçadista, que a tornou terceiro polo calçadista do país. Destacou que, nos últimos dois anos, duas mil novas micro e pequenas empresas foram abertas e fechadas em Sombrio. “Foram dois mil sombrienses tentando”, concluiu.

Dois pré-candidatos

O presidente do partido, Daison, ressaltou que, o fato de haver dois pré-candidatos é um fator que orgulha o partido e que deverá haver consenso na escolha de um dos dois nomes. O partido já andou conversando com o DEM, PDT, PSL, em busca de uma coligação. Peri argumenta que seu partido sempre teve bons nomes, que chegaram a iniciar o projeto de 2020 com quatro nomes para indicar e que, depois desse afunilamentos restaram o seu nome d o de Cristian Rosa. “Vamos governar junto com as pessoas, seja eu ou ele o candidato”, finaliza.

“A única coisa que já definimos é que não haverá convenção. Vamos sentar com a executiva e conversar, definir o mais preparado. O meu pai sempre diz uma frase que sempre levo comigo: na política, é quando as outras pessoas querem, não é quando a gente quer, conclui.