Região Sul registra casos confirmados do Covid-19

Região
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou o sétimo caso do novo coronavírus (COVID-19). O paciente é um homem morador do município de Braço do Norte, no Sul do Estado, e tem histórico de viagem ao exterior. Ele está internado em isolamento. Além do paciente de Braço do Norte, já foram confirmados dois casos nos municípios de Rancho Queimado, dois em Florianópolis e um em Joinville.

No total, segundo os dados lançados pela Secretaria de Estado da Saúde junto à Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, responsável pela compilação oficial da situação do novo coronavírus no Brasil, outros 102 casos suspeitos estão sendo monitorados em Santa Catarina. A atualização está disponível no site http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus.

Arroio do Silva
O Município de Balneário Arroio do Silva apresenta o primeiro caso suspeito de COVID-19. Um homem de 43 anos foi atendido na Unidade de pronto Atendimento de Araranguá, apresentado febre, tosse, dificuldade de respirar e sintomas gastrointestinais. Foi realizado a notificação ao órgão competente, recebeu alta, está em isolamento domiciliar e aguarda o resultado do exame. Até o momento não há casos confirmados na região da AMESC.

O homem suspeito é residente de Israel e está no município há dois dias passando férias. O Departamento de vigilância epidemiológica municipal foi notificada na manhã de hoje, 16-03 e já tomou as medidas necessárias, conforme protocolo de atendimento do Ministério da Saúde.

A Enfermeira Franciele Ramos, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, informa que o município encontra-se em nível de alerta, conforme a organização da resposta às emergências em saúde pública de acordo com os níveis de ativação. O nível de resposta de Alerta corresponde a uma situação em que há risco de introdução do vírus SARS-COV2 no município, com casos suspeitos sob investigação.

A mesma informa que a equipe técnica já estabeleceu um fluxograma de atendimento frente aos possíveis casos suspeitos, além das orientações de prevenção às demais secretarias. Alerta a todos que a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina para o Corona vírus.

Na tarde de ontem (16), o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, reuniu-se com todos os secretários para debater a situação que se apresenta com esse primeiro caso de suspeita do Coronavirus no Município. “A Secretaria de Saúde está monitorando esse caso e na terça-feira (17), estaremos reunidos com os demais prefeitos da Amesc para tomar posição em conjunto sore o combate ao vírus em nível regional”, destaca o prefeito. Não se descarta o cancelamento das aulas nos CEIs e Escolas do Município.

Sombrio
Ontem, a diretora de epidemiologia, Andrea Simon, participou de um encontro preparatório com a secretaria de estado da saúde. De lá, novas orientações serão trazidas para o município que, de sua parte, montou ainda ontem e reúne provavelmente hoje, um comitê temporário de gestão e prevenção.

Até o fechamento da edição, nenhum caso sequer suspeito chegou a Postos de Saúde e Hospital de Sombrio.

Gaivota
Com o objetivo de intensificar as ações de prevenção à entrada do novo coronavírus em Balneário Gaivota, as atividades dos grupos da saúde estarão paralisadas. Também havia sido projetado o recadastramento para hipertensos e diabéticos, ao qual foi adiado. No setor social, o CRAS suspendeu temporariamente também as oficinas e grupos.

Turvo
Prefeitura suspendeu, por tempo indeterminado, projetos desenvolvidos pelo departamento de esportes, como treinamentos esportivos e competições de todas as modalidades e faixas etárias, projetos e oficinas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e CRAS, qualquer atividade que envolva concentração de pessoas, incluindo as festividades programadas para a sexta-feira (20), em comemoração dos 71 anos de aniversário da cidade.

Judiciário
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), determinou, através de Resolução Conjunta, após ouvir a Comissão Interinstitucional na manhã de ontem (16) – composta pelo MPSC, OAB/SC e Defensoria Pública de SC – a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento (judiciais e administrativas) não urgentes, até o dia 31 de março, inclusive, data em que será reavaliada a situação.

UFSC
Após a reunião técnica a Administração Central decidiu manter as medidas anunciadas na quinta-feira e suspender todas as atividades de ensino presencial (aulas) em todos os campi da instituição a partir de ontem, e também fechar os Restaurantes Universitários (RUs) e a Biblioteca Universitária (BU) a partir de hoje. A restrição é por tempo indeterminado e pressupõe que novas ações possam ser adotadas no decorrer dos próximos dias.

IFSC
A reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) decidiu pela suspensão das aulas em todos os seus 22 campus. A suspensão é válida por até 15 dias e faz parte das medidas de enfrentamento da proliferação do novo coronavírus, causador da COVID-19. Só no Câmpus Florianópolis do IFSC circulam diariamente mais de sete mil pessoas.

UNESC
Atenta à evolução do Covid-19 (coronavírus) no Brasil e, em especial, na região Sul de Santa Catarina, o Conselho Universitário da Unesc aprovou, por unanimidade, a suspensão temporária das aulas presenciais na universidade a partir de hoje, por quinze dias (até 31/3), com reposição já prevista em calendário acadêmico. Em reunião nesta segunda-feira (16/3), que contou com a presença do Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e do Secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande, a instituição definiu outras normativas como o afastamento de colaboradores com mais de 60 anos, além de profissionais com doenças autoimunes, doenças crônicas pulmonares, cardíacas e diabetes. A universidade colocará ainda à disposição de alunos e colaboradores o SOS Unesc Covid-19, um ponto de apoio para informações e encaminhamentos. Permanecem abertos e em atendimento os serviços conveniados das Clínicas Integradas de Saúde: ambulatório de feridas; Centro Especializado em Reabilitação (CER); Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pang); Farmácia Escola; Vacinas; Ambulatório de Estomias; Suporte Básico de Vida em Saúde (SOS Unesc).

Cartório
O Tabelionato de Notas e Protestos da Comarca de Sombrio, como prevenção ao Corona vírus adotou algumas medidas: Se possível, levar sua própria caneta (azul) para assinar documentos. As procurações de IDOSOS para fins de receber aposentadoria ou demais atos. Não levar o Idoso. Levar primeiro os documentos para protocolar (ex.cópia de RG /CPF das partes, certidão) levar o idoso somente no horário marcado. Se tiver cadastro com foto e biometria no Cartório, não precisa descer do carro, a assinatura será colhidano estacionamento, evitando assim o contato do Idoso com demais pessoas. Se o Cartório estiver lotado, a sugestão é de que pegue a senha e se dirija ao Jardim em frente do Cartório, onde bancos serão colocados.

No RS
O governador Eduardo Leite anunciou, ontem, novas medidas para conter a propagação do coronavírus no Rio Grande do Sul, que serão reunidas e publicadas em um novo decreto. Entre as ações tomadas está a suspensão das aulas da rede estadual a partir da quinta-feira (19) pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade. A recomendação é para que a rede privada e os municípios tomem a mesma estratégia de forma a evitar aglomerações.

Outras medidas adotadas pelo governo envolvem a suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas e a recomendação para que outros eventos com esse porte sejam adiados ou cancelados em todo o Estado; a determinação de teletrabralho para servidores públicos estaduais com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas, com algumas exceções, como funcionários de saúde e segurança pública, e o chamamentos de servidores dessas áreas que estejam em férias ou licença conforme necessário.

Torres
A Prefeitura de Torres promoveu reunião com os secretários de Saúde da Comarca para tratar do combate ao coronavírus. O propósito da Secretaria Municipal de Saúde é o dos municípios trabalharem juntos para maior prevenção ao COVID-19. Na reunião foi apresentada a estratégia de Torres para enfrentar a situação: na eventualidade de caso suspeito de coronavírus, deve ser acionado o Disque-Corona (51) 3626 1532 que dará início a tática montada.

O Disque funcionará diariamente e será atendido por um técnico da Saúde capacitado sobre a doença, que fará indagações a partir de um aplicativo especializado. No caso de confirmarem-se as suspeitas, um técnico da Vigilância Epidemiológica irá à residência deste que ligou, para coleta de secreção, para análise.

Com a visita do técnico evita-se que o doente circule pelas ruas, Unidades de Saúde e Pronto Atendimento 24 horas, contaminando muitos outros.