Como já é tradição, neste fim de semana inicia a Festa da Figueirinha, em honra a São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, na comunidade de Figueirinha, Balneário Gaivota. Fiéis vão em busca de pagar promessas, renovar a fé e demonstrar sua devoção, participando das missas, procissões e caminhando na direção da comunidade.

“É uma das festas mais antigas da região. Mesmo a programação não vem sido mexida, justamente porque é bastante tradicional, então a gente mantém”, diz o padre da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Sombrio, que abrange a comunidade de Figueirinha, padre Giovane Souza.

A primeira atividade acontece no domingo (19) às 20horas. Uma procissão com a imagem de São Sebastião sairá da casa dos festeiros Reni Santos da Silva e Rita de Cássia Maciel (Rua Máximo Rodrigues da Silva, 1467 – Januária, e Nossa Senhora Aparecida, saindo da casa dos festeiros Rivelino Lopes e Vera Lúcia dos Santos (Rua Blumenau, Bairro Santa Fé, Balneário Gaivota), até a igreja da Figueirinha. Logo depois, às 20h30,missa, com o padre Antônio Mendes, com liturgia e animação da comunidade de Anita Garibaldi. Ao término, bazar com feira de galinhas assadas com rosca, logo após, Baile.

Já na segunda (20), feriado, nos municípios, a Figueirinha se prepara para iniciar os romeiros já a partir das 5h, com o terço vocacional (Pastoral Vocacional e Seminaristas). À partir das 6h, inicia-se a missa dos romeiros, celebrada pelo padre Daniel Pagani, com liturgia e animação do setor da juventude. Às 8h, outra missa dos romeiros, dessa vez com celebração do padre Deonor Vieira com liturgia do Movimento de Cursilho de Cristandade Paróquia São João Paulo II e música do Movimento de Cursilho de Cristandade Paróquia Santo Antônio de Pádua, que também será responsável pela liturgia e música da missa da festa, que vai ser celebrada pelos padres Giovane Souza e Samuel Pirola, às 10h20. Haverá churrasco ao meio-dia, e às 15h procissão com as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, com a apresentação dos novos festeiros, de 2021 e consagração das crianças à Nossa Senhora Aparecida, com o padre Giovane Souza. À partir das 17h, haverá tarde dançante.

Os festeiros desse ano são (de São Sebastião) Lenoir Eder Teixeira Nagel e Letícia da Silva Jeronimo, Remi Santos da Silva e Rita de Cássia Maciel, Eugenio Ciquinel Vicente e Lucilene Teixeira Cardoso e, (de Nossa Senhora Aparecida) Rivelino Lopes e Vera Lucia dos Santos Lopes, Joaquim José Domingos e Teresinha Fátima de Oliveira, Santo Machado do Nascimento e Maria Evaldt do Nascimento.
Desde a semana passada, padarias das cidades trabalham na confecção dos pães para pagamento das promessas por graças alcançadas.