Conhecido popularmente como Lacerda, Edson Lacerda da Silva, filho de Orlando Correia da Silva e Acília Lacerda da Silva, nasceu em Dom Feliciano, Rio Grande do Sul, em 03 de outubro de 1950.

Transferindo-se para Sombrio, onde fixou residência, logo se integrou à sociedade Política, mercê de sua disposição em atuar em prol da comunidade. Logo foi notado pelas lideranças locais que o convidaram a concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal. Em 2000, Lacerda candidatou-se pelo PSDB e, sendo eleito, assumiu a vereança em 1º de janeiro de 2001 para um mandato que durou até 31 de dezembro de 2004.

Nesse período o vereador Edson Lacerda da Silva prestou relevantes serviços à população Sombriense. Participou da Conferência das Cidades, em Brasília, onde debateu assuntos do mais elevado interesse dos municípios. Assumiu a Presidência da Câmara Municipal por três meses, quando de início, juntamente com o então vereador Jucimar Custódio (Bujão) ao processo para aquisição do terreno onde foi construída a sede do Poder Legislativo Municipal de Sombrio. Foi incansável na luta pela construção da Escola Jovem e a liberação, pelo DENIT, do Trevo do Japonês (Acesso Norte), quando contou com a colaboração de Omir Stuart e Xixo Murara.

Mas antes, durante e mesmo depois de sua atuação como vereador, foi agricultor, cobrador, servente de pedreiro, motorista de caminhão, proprietário de oficina mecânica, comerciante de gêneros alimentícios, entregador de móveis, revenda de carvão, revenda de carros e revenda de gás foram atividades às quais se dedicou com ânimo e responsabilidade.

Lacerda sempre foi muito atuante no bairro Januária com a comunidade católica e com o bairro, muito atento as questões sociais da comunidade, e auxiliou na construção da igreja onde tinha muito carinho e sempre esteve envolvido até os dias de hoje.

Alan Votri morador do bairro Januária relatou: “É uma grande perda pra nós, lembro dele desde minha infância. Recordo dos bons momentos quando o Lacerda se vestia de Papai Noel e realizava ações sociais na comunidade, essa foi uma marca muito forte dele na cidade, com certeza nos deixa um grande legado”.

O amigo Bujão ex- vereador do município expressou grande pesar pela perda do amigo. “Lacerda era um grande companheiro, amigo, ser humano do bem, sempre envolvido com a comunidade, fará muita falta”.

Daison Scheffer declarou: “Tive o privilégio de conviver com o amigo Lacerda, um ser humano do bem, pai de família, homem íntegro, guerreiro batalhador. Com certeza o falecimento do Lacerda é uma grande perda pra sociedade, a toda família deixo meus sinceros sentimentos e que Deus possa conforta-los neste momento de dor”.

O Prefeito Zênio Cardoso também falou sobre o ex- vereador : “O Lacerda era um homem especial pra todos que o conheciam. Um jeito todo dele de ser, preocupado com a cidade de Sombrio e seu andamento. Foi um vereador atuante e seguiu sendo um cidadão nessa mesma linha, além de ser dono de um bom humor que fazia cada encontro que tivéssemos com ele se tornar uma espécie de pílula de energia para seguirmos em frente. Perdemos um grande amigo e que Deus conforte o coração da família para amenizar um pouco essa dor de perder alguém tão bom de convívio do dia a dia”.