Sua saúde está em risco? Médico alerta sobre check-up anual

Não é novidade para ninguém que a maioria dos problemas de saúde poderiam ser evitados por meio da prevenção. E, mesmo quando há incidência de alguma dessas patologias, o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura e ameniza a necessidade de tratamentos mais complexos. É nesse intuito que o check-up anual ganha importância. Segundo o médico clínico-geral Dr. Sandro Effting, por meio de um check-up, é possível prevenir e detectar doenças ainda em estágios iniciais. “Exames simples, quando feitos rotineiramente, são suficientes para cumprir essa função. O fundamental é que homens e mulheres sejam conscientizados e incentivados a fazer o check-up” explicou o profissional que alerta para a importância de realizar um check-up ainda antes do fim do ano.

A partir de que idade é recomendado fazer o check-up anual?

Segundo o especialista, o recomendado é que pessoas com mais de 35 anos tenham o hábito de fazer o check-up ao menos uma vez por ano. Entretanto, independentemente da idade, pessoas no grupo de risco precisam procurar um médico para fazer o check-up e seguir a recomendação dele quanto a melhor frequência de realização dos exames. “São considerados fatores de risco por exemplo, o sedentarismo, o sobrepeso, pessoas que fumam, a má alimentação, ser portador ou ter histórico de doenças crônicas na família”, conta Dr. Sandro.

Sua saúde está em risco?

Se você apresentar sintomas frequentes, como dores no corpo, fadiga, palpitação, ganho ou perda de peso repentina, cuidado, sua saúde está em risco.

O que deve fazer?

O primeiro passo para quem deseja fazer um check-up é marcar uma consulta com um médico da família ou clínico geral. “Esse especialista fará um diagnóstico do paciente, com base no histórico clínico e familiar, e, depois, solicitará os exames mais adequados a situação e idade” explica Effting.

Rede Med

No Sul do Estado a Rede Med Sul surge como alternativa para um atendimento mais rápido, eficiente e ao mesmo tempo com valores mais justos para o bolso do consumidor. Além de consultas nas mais diversas especialidades, a Rede Med Sul oferece exames laboratoriais, de imagem, endoscópicos e cirurgias, agregando profissionais de renome em praticamente todas as áreas da medicina.