Em meio aos recentes danos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a importância da manutenção das barragens ganha maior destaque. Tema este que levou novamente o deputado Zé Milton ao Governo do Estado, que esteve reunido, , nesta terça-feira (14), com o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, para solicitar a manutenção da Barragem do Rio Leão, em Jacinto Machado e garantir a segurança e plena a funcionalidade da estrutura.

A barragem, construída nos anos 1980 com uma área alagada de 172 hectares e capacidade de armazenamento de 12 milhões de metros cúbicos, não apenas beneficia a agricultura local, mas também desempenha um papel crucial na prevenção de inundações na região, especialmente nas cidades de Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande.

Durante a reunião, o deputado Zé Milton destacou a importância estratégica da barragem do Rio Leão: “Esta barragem é fundamental não só para a agricultura, mas também para a segurança das comunidades locais. A situação que hoje vive o Rio Grande do Sul serve como um lembrete dos riscos que as comunidades podem enfrentar quando a infraestrutura de controle de água não é adequadamente mantida” defendeu Zé Milton ao destacar a vulnerabilidade do setor agrícola a eventos climáticos extremos, especialmente às plantações de arroz .
O secretário Vânio Boing acatou o pedido do parlamentar e informou que irá conversar com o governador da necessidade de realizar as ações de manutenção desta Barragem, que não só protege as comunidades locais de desastres naturais, mas também garante a sustentabilidade da agricultura na região.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui