Escorpiões reaparecem em regiões às margens da BR-101 em Maracajá

Considerados os mais venenosos escorpiões que vivem no Brasil, três exemplares da espécie TityusSerrulatus, popularmente conhecido por escorpião amarelo, voltaram a ser localizados em regiões próximas à BR-101, em Maracajá.
Entre sexta-feira e sábado mais três exemplares foram coletados por moradores e encaminhados à fiscalização das vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e de Endemias, que retomaram ações de conscientização das famílias.
“Nos últimos três meses têm sido rotineiras as comunicações de aparecimento de escorpiões no bairro São Cristóvão e regiões próximas, neste período foram capturados em torno de dez exemplares, “, relata o fiscal da Vigilância Sanitária (Visa), Carlos Fernando Costa.
Conforme o diretor de Saúde de Maracajá, Diogo Copetti, é preciso muito cuidado com o acúmulo de entulhos, em especial restos de madeira e material de construção e, sobretudo, atenção redobrada no momento de remover esses materiais.
Os escorpiões procuram alimentos durante a noite e, para isto, penetram nas residências, se escondendo em locais escuros e úmidos. É preciso cuidados especiais na remoção destes materiais e nas limpezas domésticas.
O escorpião pode se sentir ameaçado e atacar. Em caso de picada, a vítima deve ser levada, imediatamente, para uma unidade de atendimento médico e, se possível, levar o animal que a atacou. Não se recomenda remédios ou procedimentos caseiros nestas ocorrências.