Time Sombriense Master Raizeira comemora 28 anos de História

Master Raizera mais conhecido como Veterano é um dos times mais antigos de Sombrio e região. Formado por atletas Sombrienses que se reúnem todos os sábados para uma partida de futebol, o clube une amizade e a pratica de esportes como qualidade de vida. Foi formado no dia 24 de setembro de 1991. Atualmente conta com os integrantes: Lombardi, Tabajara, Mire, Macaco, Marcelo, Marcos, Bilu, Galvão, Paraiba, Adilson, Iran, Mariel, Zacaron, Ataide, Guigui, Márcio, Careca, Martinho, Polaco, Pedaço, Éric, Quinha, Bolão, Nano, Arci, Alex, João Paulo, Daison e Lucas.

O desejo de montar o time surgiu em 1991 dentro de um bar muito conhecido na cidade, o Bar do Lédio, onde alguns amigos se reuniam. Derotides, Nego Gomes e Gelson Garcia foram uns dos idealizadores que deram o “pontapé inicial” na fundação do Veterano na cidade. O time inicialmente foi formado para jogar uma partida contra o time do “Banhadinho da Rússia”. Com o lema: “Cada jogo uma nova amizade”, o tempo foi passando, o time aumentando e o companheirismo e a cumplicidade se tornaram um dos pontos fortes do Veterano.

São 40 jogos durante o ano, 20 em casa no Estádio Sant Helena e 20 fora no Sul de Santa Catarina ou no norte do Rio Grande do Sul. Após a partida de futebol, ocorre o tempo de conversa e brincadeiras entre os amigos e a tradicional janta. A diretoria do time é composta por: Lisandro Daros (presidente), Polaquinho (vice-presidente), João Paulo (1º tesoureiro), Erick (2º tesoureiro), Claudio Zacaron (treinador). Conselho disciplinar: Mire, Ataide e Nano. Gelson o juiz das partidas, João responsável pela organização do campo, Vera e Guigui responsáveis pela janta.

Além dos encontros semanais para os jogos o time também realiza projetos sociais. O integrante Nano Freitas falou dos projetos assistencialistas que os Veteranos realizam: “Uma das causas mais nobres que conquistamos além do respeito e companheirismo é uma amizade de cunho social, o veterano faz de três à quatro atividades sociais por ano, participa ativamente do Natal do Amigo CERNE como parceiros. Uma campanha que atende mais de 3 mil crianças no Natal com distribuição de brinquedos. O time realiza a campanha do agasalho onde foi arrecadado na última edição em torno de 800 peças de roupas e calçados. Campanha de doação de produtos de higiene para o Lar do Idoso. A tradicional campanha da bolacha, onde aproximadamente 500 pacotes de bolachas são distribuídos e entregues para creches, Casa lar e Lar do Idoso. Além disso o Veterano participa de festas de comunidades, o grupo faz um trabalho social muito bacana em prol do próximo, sintetizo o Veterano como uma família do bem”.

O presidente Lisandro Daros em entrevista a nossa equipe afirmou: “O que mais marca ao longo desses anos é a amizade e o respeito de uns com os outros. O máster é uma família, e isso me deixa muito orgulhoso em estar à frente desse grupo”.
Para Iran Luiz Ramos integrante há 15 anos: “O veterano é um grupo de amigos, e até mesmo um momento de “desestressar”, nosso time é uma família. Jogamos bola desde que éramos mais novos, minha filha tem 12 anos e cresceu indo nos jogos, minha esposa participa também assistindo as partidas”.

Marcos Rogério Cardoso afirma: “O Veterano para mim é um grupo de amigos, onde nos encontramos todos os sábados para batermos uma “bolinha” e botamos o papo em dia. Considero uma família do coração, pois nos consideramos irmãos uns dos outros, nos sábados nos encontramos jogamos bola e abraçamos causas sociais também. A cada encontro fazemos novas amizades. O time completa 28 anos, me alegro em fazer parte desta história e de passamos mais um ano juntos com a bênção de Deus”.
Daison Scheffer Veterano há 27 anos, acompanha o time desde o início e declara: “O Veterano é um jogo amistoso onde nos unimos, nos divertimos, é um tempo de qualidade com os amigos, todo final de ano é feito uma confraternização com nossos filhos, e toda a família. Nosso time é muito bem organizado, já estamos com jogos marcados para 2020, 2021 e levamos o nome de Sombrio para outros municípios. Ao longo desses 27 anos que estou deve ter passado cerca de uns 150 atletas. Neste período fiz muitas amizades, amigos que levarei para toda a vida”.

Ataide Pereira relata: “Fazer parte desta turma é muito bom, eu comecei em 1999 à convite do Daison, do Miri, Nego e do Marcos, é uma turma muito boa, participar desse grupo é uma família, todo sábado é um jogo fora e outro em casa e quando não tem jogo falta uma coisa para a agente naquele dia. É um grupo muito unido, todo mundo se dá bem, fazer parte desse grupo é uma alegria, me chamam de padrinho e isso me deixa muito feliz. Me sinto até mais novo com eles, brincando e tomando uma gelada. É um grupo que eu quero muito bem, enquanto eu puder e Deus me permitir quero continuar com eles, somos amigos e irmãos”.

Zacaron treinador da equipe diz que o Veterano da Raizera é um time muito bem visto em toda região. “Faço parte hà 25 anos e gosto muito de estar na companhia deles”.
Anualmente o time também realiza a feijoada do Master, e a festa de dia das mães, onde as famílias se reúnem e as esposas dos jogadores recebem homenagens. O time possui um estatuto onde todo ano é eleita uma nova diretoria. Desejamos mais sucesso e muitos anos para o Veterano da Raizera.