O Projeto Ciência da Velocidade da Unesc consagrou a equipe “Ultralento” da Escola de Educação Básica de Meleiro como a grande campeã estadual da 3ª edição. O título foi conquistado neste sábado (22), no Nações Shopping, em uma final emocionante que reuniu 13 equipes das regiões do Sul, Planalto, Nordeste e Oeste de Santa Catarina.
A vitória da equipe de Meleiro, que superou os adversários na prova dos carrinhos movidos a gás comprimido, marcou o ápice do evento, que encerrou um ciclo de aprendizado e inovação para os 705 alunos competidores de 23 escolas.
O triunfo da física aplicada
A performance da equipe “Ultralento” veio após triunfar nas quatro etapas classificatórias, vencendo a final contra a equipe GPR da Alfa Rede de Ensino, de Chapecó. O Colégio Michel, de Criciúma, conquistou a terceira colocação. Além de medalhas e troféus, as três equipes receberam premiações em dinheiro.
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propriex), Vanessa Moraes de Andrade, o evento demonstrou ser um laboratório prático. “O Projeto Ciência da Velocidade é o reflexo mais nítido do compromisso da Unesc com a inovação na educação básica, promovendo a ciência de forma prática e estimulante. O engajamento das escolas, dos professores e o entusiasmo demonstrado pelos estudantes reafirmam a importância de integrar a pesquisa e a extensão universitária diretamente nas comunidades. Parabéns a todos os envolvidos – estudantes, professores, coordenadores, patrocinadores e apoiadores – por fazerem deste projeto um verdadeiro case de sucesso na educação de Santa Catarina”, definiu.
O coordenador e idealizador do projeto, Felipe Zanette da Silveira, celebrou o sucesso da edição e confirmou planos de expansão para 2026. “Foi uma competição bastante intensa, bem disputada. As equipes finalistas demonstraram muita dedicação, com muito esforço e realmente vieram para competir e vencer. Foram várias disputas acirradas e que culminaram, então, com o título para a Escola de Meleiro. Além da disputa, o projeto também atinge o objetivo de levar a ciência para dentro da escola, da sala de aula. É só ver o desempenho dos carrinhos, dos alunos e a busca deles pelo melhor tempo, isso já demonstra que os objetivos foram alcançados”, observou.
Foco em aprendizado e futuro
A professora de Física da equipe campeã, Kelly Cristina Luquezzi, destacou os ganhos práticos da competição. “Esse é o primeiro ano que nós participamos do Ciência da Velocidade. Não imaginávamos que iríamos ganhar, mas o projeto foi muito legal, muitos alunos participaram, levamos o prêmio e isso foi muito bom. A competição é um aprendizado, porque incentiva os alunos a ter paciência, a ter gestão de tempo, trabalhar em equipe, aprender mais sobre a Física, sobre a aerodinâmica, e tudo que eles aplicaram para desenvolver um carrinho competitivo. Foi muito bom”, relatou.
A diretora Lívia Gonçalves Rocha Pazzini celebrou o feito histórico. “A conquista é uma mostra de trabalho deles, um incentivo à educação, à iniciação científica que eles têm na escola. Isso só nos engrandece ainda mais. Não esperávamos conquistar o título, mas combinamos que a premiação de R$5 mil será dividida entre os competidores, e a da escola, os R$2 mil, serão destinados para a compra de material pedagógico, que vai auxiliar ainda mais o nosso laboratório”, declarou.
O piloto da equipe campeã, Manassés Nunes da Silva, demonstrou tranquilidade. “Apesar da pressão ali na hora, foi tranquilo. No geral foi uma experiência muito boa, uma experiência suave, legal e também muito interessante. Usamos a nossa criatividade ao fazer um carrinho simples, mas competitivo e que correu mais rápido de todos. Estou feliz com a premiação e vamos pensar com calma o que fazer com o valor que cada um da equipe vai receber”, informou.
O coordenador de Engenharia de Produção da Uniplac, Thiago Espíndola Coelho, parceiro do projeto, destacou a importância da integração universitária. “Considero muito importante essa união entre as universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Conseguimos abranger boa parte do estado e, no meu ponto de vista, é bem legal abrir as portas das instituições de ensino superior para trazer esses alunos do ensino médio e mostrar que se tem um futuro dentro da Academia. A disputa junta a teoria com a prática, principalmente quando observamos os alunos, não só na vitória, mas na derrota, conversando sobre o que deu certo ou errado”, avaliou.
O Projeto Ciência da Velocidade é organizado pelos cursos de Engenharia de Materiais e Mecânica da Unesc e conta com apoio de diversas universidades e entidades como CNPq e CREA-SC.












