A Câmara Municipal de Forquilhinha realizou a 40ª Sessão Ordinária de 2025, marcada pela estreia do sistema eletrônico de votação. O avanço visa modernizar os trabalhos do Legislativo, tornando o processo mais ágil e sustentável.
O presidente Célio Elias (PT) destacou a importância da novidade, que elimina o uso de papel. “Esse é um passo importante para a Câmara de Forquilhinha. O sistema eletrônico elimina totalmente o uso de papel e representa uma grande evolução na gestão da Casa, tornando nossos processos mais ágeis e sustentáveis”, destacou o presidente.
AFAA relata exaustão de famílias e lista de espera
A sessão abriu a Tribuna Livre para a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas (AFAA), que relatou o aumento na demanda por atendimentos e fez um apelo urgente por apoio. A entidade, que completou dois anos em novembro, atende 110 autistas por semana e tem 100 pessoas na lista de espera.
Dorys Felisberto, tesoureira da AFAA, emocionou-se ao falar sobre as dificuldades dos familiares: “Nunca imaginamos chegar a esse número de atendimentos. Muitas famílias estão exaustas e precisam tanto de acolhimento quanto as próprias crianças”.
O presidente fiscal, Salésio Feller, reforçou o pedido à comunidade e ao poder público. “Nosso trabalho é feito com amor, mas precisamos do apoio da comunidade e do poder público para continuar oferecendo um atendimento digno a todos”, afirmou.
Criação de Política de Inovação
Durante a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade dois Projetos de Lei Complementar do Executivo que criam a Política Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e instituem o Programa de Inovação do Município de Forquilhinha. Também foi aprovada uma indicação que propõe a distribuição do sensor de glicose FreeStyle Libre na rede pública de saúde.












