O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou a Operação “Trivium” na manhã desta sexta-feira (24). A ação, em apoio à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo, cumpre 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Regional de Garantias de Criciúma.
O objetivo da operação é apurar crimes de corrupção, peculato e fraude licitatória, em um esquema estruturado de pactuação de vantagens indevidas, com o consentimento de agentes públicos. As práticas ilícitas e lesivas à Administração Pública ocorreram entre 2017 e 2019.
Esquema de “três vias”
O procedimento investigatório tem como foco um núcleo empresarial que se beneficiava de valores recebidos da Prefeitura Municipal de Timbé do Sul de três formas. O nome da operação, “Trivium”, vem do latim e significa “três vias”, em alusão ao modo como o particular se beneficiava: pelo cargo que ocupava no município (Engenheiro civil contratado), pela empresa contratada para fornecer materiais de construção e pela empresa contratada para executar obras e serviços.
O GAECO informou que o esquema fraudulento tinha o propósito de simular a concorrência, visando o favorecimento indevido de determinados grupos e empresas.
Os materiais apreendidos durante as diligências serão analisados pela Polícia Científica. As investigações tramitam sob sigilo e visam identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração da extensão da rede criminosa.












