Cia TRILHARES: Contando histórias e conduzindo as pessoas ao mundo da imaginação

A dupla tem se destacado a cada dia e se apresenta em eventos nas áreas de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Balneário Gaivota 

Atuante no sul de SC e norte do RS desde abril de 2017, a Cia “TRILHARES contando histórias” fomenta as linguagens cênicas e musicais na Educação e Cultura. Provocando a atenção do público para temas diversos, desenvolve espetáculos de contação de histórias, contos musicais e projetos personalizados. Fundada pela contadora de histórias e professora Mírian Cardoso, tem participação do esposo David Hahn, músico e compositor. As apresentações são itinerantes e instigam o público infantil e adulto a enredos sobre cultura popular, literatura infantil e memórias afetivas.

A dupla tem se destacado a cada dia e se apresenta em eventos culturais e pedagógicos nas áreas de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social. 

Sobre a Cia 

Em março de 2017, após a licença maternidade e a escolha de reservar 01 ano de dedicação integral para a filha Alice,  Mirian quis voltar ao mercado de trabalho de um jeito diferente. “Aquele desejo de inovar, unir paixão e trabalho, repensar a rotina com a maternidade. Quem nunca tentou unir estas três vontades? Vai ver era coisa de recém mãe repensando o estilo de vida, querendo deixar a vida mais florida. Dúvidas e sonhos se mesclaram num turbilhão de possibilidades. E aí o ‘plim’ aconteceu com um vídeo de coaching sobre Empreendedorismo Criativo. Rafaela Cappai  hoje minha mentora remota citou a frase “Qual o seu ponto doce? O que sabes fazer de melhor e é feliz fazendo?”

Aí voltei nas minhas origens e fui pensar naquilo que me fez feliz por muitos anos, mas que não havia sentido falta até então: a fase como professora contadora de histórias na rede de ensino básica, com a disciplina de Hora do Conto, Momento Literário. Contudo, eu ainda queria viver algo novo, alinhado com a fase nova com a família. E nesse novo contexto, de acompanhar as novas tendências de economia criativa, de projetos familiares mais artesanais e flexíveis é que surgiu o ‘Projeto Trilhares’ em abril 2017. Poderia inovar e surpreender com meu próprio trabalho, naquilo que me sentia especial e capacitada, mas de um jeito diferente, além da sala de aula e dos muros de uma escola. Levando para o mundo, para outros espaços e o maior número possível de pessoas o que sempre amei, a arte de contar e ouvir histórias. Fomentando ainda o hábito da leitura por prazer, o hábito de ouvir e multiplicar vivências literárias, artísticas, criativas”.

E o possível e visualizado aconteceu, Mirian e o esposo empreenderam de forma criativa a partir das experiências profissionais e paixões.

O TRILHARES foi para rua como “projeto” solo passando por escolas, festas de aniversários, livrarias e feiras do livro com as sessões de contação de histórias. Depois disso veio a fase de desenvolvimento de propostas para projetos especiais na área social. E em seguida o esposo de Mirian David Hahn decidiu escrever, compor e atuar para o público em espetáculos autorais.

Nesta nova fase como Cia, abriram-se novas possibilidades, visibilidade e reconhecimento do público como proposta cultural diferenciada em nossa região.

Inspiração / Motivação nesta caminhada

As composições dos espetáculos musicais são de autoria do casal e provocam um olhar afetuoso para a infância.

“Esta é nossa motivação enquanto agente cultural, é nosso material criativo de trabalho. O brincar, o lúdico, o espaço para ouvir e sentir, o carinho da presença, a memória afetiva da convivência em família são os eixos desta caminhada. Buscamos inspiração em nossa própria infância, família, e principalmente na vivência como pais de uma garotinha de três anos descobrindo o mundo e ressignificando nossas aventuras”.

Hoje atuando na esfera pública e privada, a Cia proporciona encontros especiais para a imaginação para o público de todas as idades.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Amorim Mirian relatou que o nome Trilhares faz alusão às experiências coletadas de caminhos profissionais, aventuras, pessoas, lugares, amores. Um caminho trilhado até aqui para mostrar ao mundo a paixão do casal pela arte, e com certeza a estrada do casal é longa e muitos caminhos ainda estão por vir. Trilhares também faz referência a uma música do Grupo Palavra Cantada, referência nacional em música para a infância, na qual o casal é fã.  

Sobre os integrantes:

Mírian Cardoso tem 34 anos, é natural da cidade de Sombrio- SC. Contadora de histórias, docente, bacharela e licenciada em História. Tem experiência docente em Literatura Infantil e gestão em oficinas de Teatro/ Literatura na escola, ambas atividades na Educação Básica em que atuou por 10 anos. Possui formações em Contação de histórias e mediação de leitura. Fundadora da Cia ‘TRILHARES contando histórias’ (Abril de 2017-atual), na qual realiza espetáculos de contação de histórias para projetos nas áreas de Educação, Cultura e Assistência Social. Microempreendedora no seguimento da economia criativa local.

David Hahn tem 32 anos, é natural de Jacinto Machado-SC. Compositor, escritor, músico. Possui formação em mediação de leitura e contação de histórias. Realiza atividade paralela principal como gerente administrativo/agência dos Correios e realiza oficinas de Teatro amador.

Os espetáculos musicais circulam aos finais de semana e feriados nacionais. Os espetáculos solos circulam de terça a sexta-feira.

Projetos futuros 

  • Produção de novos videoclipes musicais para o canal no youtube.
  • Produção de um novo espetáculo musical de Natal para Circulação nos Shoppings e Escolas.
  • Produção do espetáculo CAUSOS DE MENINICE, baseado em narrativas pessoais de infância.
  • Lançamento do espetáculo GRÃO, uma homenagem à cultura do arroz em nossa região.
  • E a gravação musical do CD ou outro formato digital. Já são duas playlists aguardando organização.
  • Produção do livro infantil NO TEMPO EM QUE EU BRINCAVA 

Próximas apresentações

  • Circuito SESC Araranguá – Solo de contação de histórias em escolas estaduais de Araranguá – Dias 07, 08 e 15 de agosto de 2019. Oferecimento SESC.
  • Circuito AGOSTO CULTURAL – Solo de contação de histórias nos CEIs (Educação Infantil) de Araranguá – De 27 a 30 de agosto e de 03 a 06 de setembro de 2019. 

Maiores informações e contatos para eventos podem ser feitos através do telefone: (48) 996692774, pelo e-mail: projetotrilhares@gmail.com e as redes sociais do casal trilharescontandohistorias.com.