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EconomiaInfraestrutura de SC precisa de R$ 57 bilhões até 2029

Infraestrutura de SC precisa de R$ 57 bilhões até 2029

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou nesta terça-feira (2) a Agenda Estratégica para Infraestrutura e Transporte, que estima a necessidade de investir R$ 57 bilhões entre 2026 e 2029. O objetivo é adequar a infraestrutura de transportes do estado para atender às demandas da indústria e fortalecer a competitividade. O documento aponta que 75% desse montante deve ser viabilizado pela iniciativa privada.

O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, destacou a urgência de uma mobilização conjunta para superar os desafios de recursos. “Precisamos fazer um grande esforço e unir toda a sociedade catarinense, as entidades empresariais, o executivo e nossos parlamentares para uma grande mobilização em prol da melhoria da nossa infraestrutura. Esse é um tema estratégico, que hoje afeta negativamente todos os setores econômicos, comprometendo a competitividade do estado, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento socioeconômico catarinense,” afirmou Seleme.

Rodovias lideram a necessidade de investimentos

O modal rodoviário exige a maior fatia do investimento projetado, com R$ 40,2 bilhões necessários até 2029.

ModalInvestimento Necessário
RodoviárioR$ 40,2 bilhões
FerroviárioR$ 9,9 bilhões
AquaviárioR$ 4,89 bilhões
AeroviárioR$ 991,9 milhões
DutoviárioR$ 873,1 milhões

O setor privado é responsável por R$ 42,6 bilhões do investimento estimado, incluindo a ampliação dos Portos de Navegantes e Itapoá e projetos de PPPs como a dragagem da Baía da Babitonga.

Obras prioritárias e previsibilidade

A FIESC elenca como prioridades máximas:

  • Conclusão das duplicações das rodovias BR-470 e BR-280.

  • Manutenção de rodovias federais.

  • Adequação de capacidade das BRs 282 e 163, e a conclusão da BR 285.

Para os portos, as prioridades incluem a 2ª etapa da bacia de evolução de Itajaí e a recuperação dos molhes de Imbituba. A FIESC defende que a previsibilidade dos recursos é fundamental para garantir o cumprimento de prazos.

O lançamento do documento contou com a apresentação do engenheiro e consultor Lucas Trindade sobre a repactuação do contrato de concessão da BR-101 Norte e debates sobre o modal ferroviário e a tecnologia do pedágio free flow.

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