O jovem vive em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas
Conhecido por registrar o dia a dia da sua amizade com uma capivara, o tiktoker Agenor Tupinambá recebeu uma notificação do Ibama do Amazonas nesta terça-feira (18) por maus-tratos e retirada de animal selvagem do habitat natural. Ele também foi multado em mais de R$ 17 mil.
Na notificação, o órgão pediu para retirar todos os vídeos em que “Filó” esteja presente. O bicho também deverá ser entregue a um centro de tratamento animal.
“De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor”, disse.
Segundo o jovem estudante de agronomia, a capivara foi um presente dado pelo seu primo. A única forma de criar legalmente um animal silvestre, como a capivara, é adquirindo por meio de um estabelecimento comercial ou criadouro legalizado.
O jovem vive em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas. Além de Filó, Agenor também cuida de um porquinho, papagaio, vacas, cabras e até búfalos.
ND+