O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, será ouvido pela CPI do Crime Organizado em reunião agendada para esta terça-feira (9), às 9h. O ministro deverá compartilhar sua experiência no cargo e as estratégias do governo federal para o enfrentamento das organizações criminosas.
Segundo a Agência Senado, a oitiva atende ao requerimento do relator do colegiado, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que considera a experiência de autoridades-chave fundamental para a elaboração de um diagnóstico da ameaça do crime organizado e a definição de políticas públicas.
No requerimento, Alessandro Vieira também convidou o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor da Abin, Luiz Fernando Corrêa. As datas de comparecimento dessas autoridades, no entanto, ainda não foram confirmadas.
O senador ressaltou a necessidade de atuação coordenada entre as esferas do Executivo. “O enfrentamento eficaz dessa modalidade criminosa não é tarefa de um único órgão, mas exige uma atuação coordenada, sinérgica e robusta de múltiplas esferas do Poder Executivo, abrangendo desde a inteligência estratégica até a repressão qualificada e o controle do sistema prisional”, acrescenta.












