Figura histórica no serviço público nacional e no desenvolvimento de Balneário Gaivota faleceu em Gramado (RS) no último sábado, 17 de maio.
Com profundo pesar, o Município de Balneário Gaivota comunicou o falecimento de Américo de Sousa, aos 93 anos, ocorrido na madrugada de sábado, 17 de maio, na cidade de Gramado (RS). Américo foi ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ex-senador pelo Estado do Maranhão, ex-sócio fundador da Rádio 102.9 e fundador da Praia Turimar, localidade que ajudou a impulsionar o desenvolvimento do município catarinense.
Segundo informações, ele passou mal na sexta-feira, dia 16, sendo levado ao hospital e posteriormente transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde faleceu por volta da 1h da manhã. A causa provável da morte foi pneumonia broncoaspirada. Seu corpo foi cremado em cerimônia restrita à família.
Trajetória pública e legado
Natural de Coroatá (MA), Américo de Sousa teve uma longa e destacada atuação na vida pública. Foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte e pelo Maranhão, senador da República, e ocupou o cargo de ministro do TST entre 1986 e 1988.
Além da carreira política e jurídica, Américo foi um dos principais nomes ligados ao desenvolvimento de Balneário Gaivota. Na década de 1980, iniciou a construção da Praia Turimar, onde mantinha uma imobiliária e contribuiu diretamente para o crescimento da região.
O Município expressa condolências aos familiares, servidores e amigos, reconhecendo sua importante contribuição para o país e para a comunidade local.