Com a proximidade do feriado de Finados (2 de novembro), a Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça intensifica a campanha de conscientização contra a dengue. Faixas educativas foram instaladas em cemitérios e nas principais rotatórias do município para reforçar a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Lucelane de Souza Antunes, pediu que a população redobre os cuidados nas visitas aos cemitérios. “A proximidade do feriado de Finados aumenta o movimento nos cemitérios, o que pode inadvertidamente favorecer o acúmulo de água em vasos e outros recipientes. Por isso, pedimos à população que redobre os cuidados, evitando deixar água parada e adotando medidas simples como vasos de flores com furos no fundo para escoar a água, colocar areia nas bordas e evitar o uso de pratinhos”, destacou a secretária.
Prevenção anual e risco de infestação
A agente de combate a endemias de Morro da Fumaça, Regina Formentin Silvestre, reforçou que a prevenção deve ser mantida o ano todo, especialmente com o aumento das temperaturas. “Realizamos ações educativas nas escolas, envolvendo tanto os alunos quanto os pais, por meio de palestras e distribuição de folders informativos, para conscientizar sobre a importância desses cuidados diários. Nesta época em que as temperaturas começam a aumentar, intensificamos ainda mais essas ações”, explicou.
Regina Silvestre alertou ainda que municípios vizinhos apresentam altos índices de infestação, o que aumenta o risco de transmissão para a cidade. “Por isso, reforçamos a importância de todos manterem a atenção redobrada para evitar a reprodução do mosquito e proteger nossa comunidade”.












