A Prefeitura de Torres, através do Procon, vem fiscalizando desde o início desta semana, 23 de março, os estabelecimentos que comercializam produtos como álcool gel e máscaras respiratórias de proteção individuais na cidade. A medida atende aos trabalhos que estão sendo feitos para o enfrentamento e prevenção da COVID-19. A iniciativa verifica se os produtos estão sendo vendidos com preços abusivos. O Procon disponibilizou um fone e whats para denúncias da população: (51) 3626 3060.
A maior reclamação recebida pelo Procon é justamente com relação ao álcool gel e máscaras. Esta atuação tem a parceria dos servidores da Vigilância Sanitária.
De acordo com os servidores do Procon, a fiscalização dos produtos é realizada com base em uma pesquisa de preço do álcool gel e máscaras em estabelecimentos no município por meio das notas fiscais, comparando a compra e venda. No caso de abuso, através da pesquisa se constata de quem é a responsabilidade: do fabricante ou comerciante? Na eventualidade de se constatar abuso, com cobrança inadequada do valor, o caso será encaminhado ao Ministério Público. Esta pesquisa ocorrerá também com outros produtos, como das cestas básicas, por exemplo.