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Rádio em Santa Catarina tem horário nobre com duração de 11 horas e é consumido por públicos de todas as faixas etárias

Uma ampla pesquisa sobre o consumo de rádio em Santa Catarina foi divulgada na última segunda-feira (20), durante o ACAERT Next. Nela, é possível perceber a impressionante penetração e confiabilidade do meio rádio no estado, com 76% da população sendo alcançada pelo veículo em apenas 14 dias. Feita pelo Instituto IRP Rádios, o levantamento aponta que o rádio é consumido de forma expressiva por todas as faixas etárias a partir dos 15 anos. E seu “prime time”, ou seja, “horário nobre” dura 11 horas, todos os dias. O período da pesquisa foi de 11 de março a 3 de abril de 2024. Acompanhe as descobertas:

O estudo aponta que 8 em cada 10 catarinenses escutam rádio regularmente. Deste total, mais da metade consome rádio em casa ou no trabalho, enquanto 40% ouvem no carro e 20% através do celular. Em um período de 14 dias, o meio rádio atinge 76% da população catarinense, demonstrando sua vasta abrangência. Em 30 dias, os números são ainda mais expressivos, alcançando:

O “prime time” do rádio em Santa Catarina se estende das 8h até às 19h, período no qual são registrados mais de 1 milhão de ouvintes por minuto, com picos que chegam a quase 2 milhões ao longo da manhã. Este dado reflete o hábito dos catarinenses de acompanhar o rádio durante todo o dia. Além disso, o tempo médio de audiência é significativo: aos sábados, os ouvintes passam em média 463 minutos escutando rádio, enquanto aos domingos são 462 minutos. Durante os dias de semana, de segunda a sexta, a média é de 425 minutos por dia, o que equivale a aproximadamente 7 horas diárias.

A pesquisa também detalha o perfil dos ouvintes de rádio em Santa Catarina: 14% dos ouvintes são da Geração Z, com idades entre 15 e 24 anos. A maioria, 66%, tem entre 25 e 59 anos, e 19% são pessoas com 60 anos ou mais. Em termos de renda familiar, o rádio alcança 79% daqueles com renda acima de 5 salários mínimos, 73% dos que têm renda de até 2 salários mínimos, e 84% dos que ganham entre 2 a 5 salários mínimos.

Já sobre o nível de escolaridade, 82% dos ouvintes têm grau de instrução superior completo ou incompleto, 75% possuem ensino médio completo, e 78% têm ensino fundamental completo ou não sabem ler e escrever. Estes dados ressaltam a diversidade do público que consome rádio no estado.

Motivos para se ouvir rádio em Santa Catarina e credibilidade em alta

Os catarinenses ouvem rádio por diversos motivos: 66% sintonizam para ouvir música, 65% buscam notícias, e 40% do público masculino acompanha futebol.

A confiança no meio rádio também é destacada na pesquisa, com 65% dos entrevistados confiando nos comerciais que ouvem no rádio, e 63% afirmando que as propagandas no rádio são mais confiáveis do que na internet. Além disso, 65% consideram o locutor da rádio como um influenciador.

Outro ponto de destaque é o fato de o rádio liderar o ranking de confiança entre os meios de comunicação, com 59,60% dos catarinenses afirmando confiar no veículo. Em comparação, a TV conta com 39,13% de confiança, enquanto os jornais têm 33,96%, sites 14,13%, WhatsApp 10,66% e revistas 5,20%. Plataformas digitais sociais registraram baixos índices de confiabilidade: Instagram 8,06%, Facebook 4,59%, TikTok 1,38% e Twitter/X 0,83%.

Digital e seu impacto no rádio

A pesquisa também analisou o impacto das plataformas digitais na audiência de rádio. Desconsiderando as formas tradicionais de ouvir rádio (aparelho de rádio em casa, no trabalho ou no carro), 18% da audiência e 25% do alcance vêm das plataformas digitais, como celular, computador, Facebook e YouTube. Este dado demonstra uma crescente tendência de consumo de rádio através de dispositivos digitais, ampliando o alcance do meio e adaptando-se aos novos hábitos de consumo.

Números colaboram com os dados de outras pesquisas

Durante o ACAERT Next, a Kantar IBOPE Media também trouxe recortes do consumo de áudio e rádio em recorte para Santa Catarina. Na praça, que conta com medição regular pela empresa, a Grande Florianópolis, o rádio alcança 83% da população local, número superior à média nacional, que é atualmente de 80% (considerando os 13 mercados aferidos regularmente pela Kantar IBOPE Media).

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