102.9 FM
102.9 FM
SaúdeRS decreta emergência em saúde por alta de casos de síndrome respiratória...

RS decreta emergência em saúde por alta de casos de síndrome respiratória aguda grave

Medida vale por 120 dias e busca ampliar oferta de leitos no SUS; crianças e idosos são os mais afetados.

O governo do Rio Grande do Sul decretou, nesta segunda-feira (19), situação de emergência em saúde pública em razão do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida será publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (20) e terá validade de 120 dias.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o decreto foi motivado pelo elevado número de casos, a pressão sobre os serviços de emergência e as filas de espera para atendimento, representando risco à saúde da população. Com a medida, hospitais da rede pública deverão priorizar a oferta de leitos clínicos e de UTI para pacientes com SRAG.

Números preocupam:
Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o estado já registrou mais de 4 mil hospitalizações por SRAG em 2024, com 305 mortes. Entre crianças menores de 5 anos, foram 1.374 internações e 10 óbitos.

Porto Alegre:

A Prefeitura de Porto Alegre já havia declarado emergência municipal na última sexta-feira (16). O número de internações segue em crescimento desde abril, com superlotação em hospitais e UPAs. A ocupação está 10% acima do registrado no mesmo período do ano passado.

O Boletim InfoGripe, da Fiocruz, aponta que Porto Alegre tem 95% de chance de aumento dos casos nas próximas semanas. Crianças de 0 a 4 anos representam 42,3% dos casos, seguidas por idosos com 60 anos ou mais (36%).

Alguns sintomas de SRAG incluem:

  • Febre

  • Tosse

  • Dor de garganta

  • Falta de ar ou desconforto respiratório

  • Calafrios, coriza, dor no tórax e coloração azulada nos lábios ou rosto

A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população, e a SES reforça a importância da imunização e busca precoce por atendimento diante dos sintomas.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias