Saúde e Educação de Torres Promovem Oficina de Primeiros Socorros para Estudantes com a equipe do Samu

O plenário da Casa da Terra ficou lotado de estudantes da rede municipal de ensino que participaram de uma Oficina de Técnicas de primeiros socorros. Cerca de 200 alunos de três escolas integrantes do Projeto Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas, da Secretaria Municipal de Educação, participaram do evento que é resultado da parceria da SME com a Secretaria Municipal de Saúde junto com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No dia 4 de outubro, acontecerá uma nova oficina, para outras escolas municipais.

Durante a manhã foi realizada a parte teórica, e na parte da tarde, a atenção foi mais voltada para a prática. Através de uma aula expositiva, os alunos foram inicialmente orientados como agir, na eventualidade de precisarem prestar um atendimento. Presentes os alunos das Escolas Alcino Pedro Rodrigues, Zona Sul e Santa Rita, os estudantes receberam as boas-vindas da idealizadora do projeto, professora Andrea de Melo Nascimento, e da secretária de Saúde, Suzana Machado. Os orientadores do Samu foram a Dra. Vanessa Borges, os enfermeiros Juliana Borges, Anderson Monteiro e Valdirene Duarte; os técnicos de enfermagem Leonardo Morel e Paulo Ricardoacompanhados dos condutores Jucieli Scheffer, Ricardo Delfino e Magno Dalbosco, e o diretor da Média e Alta Complexidade, Tales Correa Rodrigues.

A professora Andrea de Melo divide o mérito do Projeto com o pessoal do Samu, Bombeiros, e em particularmente a Silvio Severo, Magno Dal Bosco Goulart, Jeferson França, Marcelo França e Gabriel Scheffer Calixto.

O Projeto Primeiros Socorros começou em março de 2013, na Escola Alcino, Em junho último foi homenageado com uma moção de congratulação na Câmara de Vereadores pela atitude de dois alunos da Zona sul, que através dos ensinamentos do Projeto, prestaram socorro a duas vítimas de arma branca com quadro de hemorragia. Primeiramente chamaram o Samu, sendo esse o primeiro passo ensinado no Projeto, após, estancaram o sangue até a ambulância chegar. O atendimento inicial foi determinante para a sobrevivência das vítimas. Os alunos estavam atentos com cada orientação do aprendizado que será levado para a vida toda.