A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) anunciou a ampliação dos testes com câmeras equipadas com sistema de reconhecimento facial em Lages e São Joaquim, na Serra Catarinense. A iniciativa visa reforçar a segurança durante a alta temporada da Estação Inverno, que deve atrair mais de um milhão de visitantes à região.
O anúncio foi feito no último sábado (28), durante o lançamento oficial do programa, pelo governador Jorginho Mello, em Lages. “A cidade só é boa para o turista se for boa para quem vive aqui. Por isso, queremos reforçar os atendimentos neste período. A Estação Inverno é mais que um projeto de governo — estamos preparados com estradas melhores, rede elétrica reforçada, hospitais estruturados e segurança ampliada”, destacou o governador.
A Estação Inverno Santa Catarina reúne ações integradas nas áreas de turismo, saúde, infraestrutura e segurança pública, e tem como objetivo preparar o estado para o grande fluxo de turistas nacionais e internacionais.
Tecnologia a serviço da segurança
O sistema de reconhecimento facial em teste possui inteligência artificial capaz de identificar, em tempo real, rostos de pessoas com mandados de prisão em aberto. Os dados captados pelas câmeras são cruzados automaticamente com o banco da segurança pública, gerando um alerta imediato à central de monitoramento. A partir daí, a equipe policial mais próxima é acionada para realizar a abordagem.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, a tecnologia vem sendo usada com sucesso em eventos como a Festa do Pinhão, em Lages, e o Carnaval em Florianópolis, e agora será ampliada. “O sistema potencializa a atuação das polícias e contribui para a retirada de criminosos de circulação com mais agilidade e precisão”, destacou.
Santa Catarina é reconhecido como o estado mais seguro do Brasil, e a adoção de tecnologias como o reconhecimento facial reforça o compromisso do governo estadual com a inovação e a eficiência na segurança pública.