Representantes da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (ASSIMA) estiveram reunidos com lideranças da FACISC e da FIESC, em Florianópolis, nesta quinta-feira (3), para apresentar a proposta metodológica do Plano Estratégico de Carreira (PEC) da categoria.
As reuniões fazem parte da etapa de consulta aos stakeholders do projeto, que busca modernizar a carreira dos servidores do IMA-SC e garantir maior alinhamento entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
Pela manhã, o encontro foi na FACISC, com a presença do presidente da ASSIMA, Bruno de Souza Sodré, e da assessora técnica Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias. Eles foram recebidos pelo superintendente da entidade, Rodrigo Busana, e demais representantes. A pauta destacou a importância do licenciamento autodeclaratório e da adoção de novas tecnologias na gestão ambiental.
À tarde, a reunião ocorreu na FIESC, com o diretor institucional e jurídico Carlos José Kurtz e o gerente executivo jurídico André Cordeiro. O debate girou em torno de uma abordagem técnico-científica para fortalecer o IMA-SC e sua atuação estratégica para o futuro ambiental do estado. A vice-presidente da ASSIMA, Elaine Zuchiwschi, também participou da agenda.
Segundo Sodré, as federações empresariais se comprometeram a realizar discussões internas e apresentar contribuições ao PEC em até 30 dias.
“Saímos confiantes e certos de que a contribuição dos setores empresariais será fundamental para equilibrar desenvolvimento com preservação ambiental”, afirmou.
O Plano Estratégico de Carreira está sendo elaborado pela ASSIMA com previsão de conclusão até julho de 2025, quando o IMA-SC celebra 50 anos de fundação. O documento busca, além de fortalecer o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), traçar diretrizes de médio e longo prazo para a atuação dos servidores frente às demandas ambientais contemporâneas.