No boletim epidemiológico sobre o coronavírus, divulgado no final da tarde de ontem, a prefeitura de Sombrio esclareceu que são 15 pacientes coletados (desde o início da campanha), sete já foram descartados, quatro confirmados e seis aguardam resultado de exame. São 65 pacientes monitorados acompanhados pela vigilância epidemiológica.
Nesse final de semana a prefeitura de Sombrio emitiu nota oficial para esclarecer rumores e conversas de redes sociais sobre o caso da enfermeira que estaria infectada pelo novo coronavírus. Diz a nota:
“A Prefeitura de Sombrio e a Secretaria Municipal de Saúde vem, por meio desta, informar que a enfermeira de Sombrio que foi confirmada com Coronavírus está em isolamento social de pelo menos 14 dias ou até sua recuperação.
A enfermeira em questão sempre prestou um grande serviço e foi dedicada à saúde de Sombrio, além de ser uma das responsáveis pela criação de nosso centro de triagem, em funcionamento desde a última quarta-feira.
Ainda assim, recebemos uma série de mensagens sobre questões pós sintomas do Coronavírus. Todas foram recebidas e serão avaliadas, para não faltarmos com a verdade em nenhum momento nem fugirmos de nossas responsabilidades de ação, se assim for exigido.
Para evitar julgamento precipitado, é preciso saber tudo o que está sendo dito, é preciso ouvir todas as versões e, a partir daí, tomar as atitudes necessárias. Durante esse período, por óbvio, a decisão da Secretaria Municipal de Saúde é por afastamento da profissional até que tudo seja esclarecido, agindo com segurança para todos”.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
*Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.
*Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.
*Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
*Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.
*Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.
*Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outros produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.