O mês de setembro é dedicado a conscientização das pessoas sobre a importância da vida e a prevenção do suicídio. Visto que este tema precisa ser apresentado e falado, o município de santa Rosa do Sul está engajado na campanha “falar é a melhor solução”.
De acordo com Janaina da secretaria de saúde: “Muitos casos poderiam ter sido evitados se as pessoas falassem mais sobre seus sentimentos, assim como, se as pessoas ouvissem mais as outras. Uma vida vale muito, mas quando as pessoas estão passando por dificuldades ou vivenciando algum transtorno mental, como a depressão, comumente os pensamentos negativos remetem a morte como única solução. A solução está em enfrentar as dificuldades, e por isso que existem pessoas qualificadas para ajudar, como psicólogos e psiquiatras”.
A secretaria municipal de saúde de Santa Rosa do Sul, pensando na saúde mental da população, está promovendo neste mês em especial, palestras com a Psicóloga Aline Castagnetti, para levar as pessoas informações a respeito do tema.
Contudo, durante todo o ano existe esta preocupação com a saúde mental. Por isto, desde o ano de 2018 são realizados grupos de apoio para pacientes com depressão, com a Psicóloga clínica Bruna Tristão. Os grupos acontecem todas as sextas, na unidade de saúde central.
Muitos projetos que visam a promoção de saúde mental a crianças, adolescentes, adultos e idosos estão sendo estruturados no município. A autoridades tem compreendido que mente e corpo estão conectados.
O ser humano precisa estar bem psicologicamente para ter boas ações, atitudes e comportamentos. A palestra é gratuita e ocorre nesta quarta-feira (25) às 19h no Salão Paroquial de Santa Rosa do Sul.