A lei 13.273, de 10 de janeiro de 2005 reconheceu Timbé do Sul como Capital Catarinense das Montanhas e Águas Cristalinas. A cidade acolhedora, de povo trabalhador vem se destacando no cenário turístico da região. Repleta de belezas naturais, anualmente vem aumentando o número de visitantes e turistas que buscam a natureza no seu melhor estado de conservação.

Timbé do Sul, por se localizar estrategicamente nas encostas da Serra Geral, possui inúmeras cachoeiras e paredões que formam cânions, podendo algumas destas paisagens já serem vistas da Praça Central, já recebendo os turistas e transmitindo a energia do local.

A cidade vem se organizando com novas pousadas, restaurantes, lanchonetes, cervejarias e condutores de aventura, que acreditam em um crescimento ainda maior com a pavimentação da BR-285, além do fluxo na cidade a Serra da Rocinha deve ganhar destaque de âmbito nacional e internacional.

Timbé do Sul faz parte do Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, que busca impulsionar o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, por meio do turismo e do reconhecimento do território composto de sete municípios como um Geoparque Mundial da Unesco, agregando ainda mais visibilidade aos principais geossítios:

Cachoeira da Cortina, Cascata do Padre, Poço do Violão, Poço do Caixão, trilha Portal do Palmiro, Cânion Rio Fortuna, Cânion Rio Rocinha, atrativos que podem ser visitados através de um condutor de aventura, facilitando e conduzindo com total segurança às trilhas.

Timbé também se destaca no esporte de aventura, que através de muitos anos vem sendo praticado na cidade A cidade é famosa por seu vôo livre, contando hoje, com vários pilotos nativos, podendo ser feito inclusive vôos duplos.. Também há clube de vôo, mountain bike, escalada e rapel, para atividades de todos os gostos. Segundo ao agente de Turismo e condutor de aventuras, Marcelo Biava, é nítido crescimento do número de turistas, principalmente no comércio local, aos finais de semana.