Os coordenadores dos cursos da Unesc se reuniram com o presidente do Crea-SC, Kita Xavier, na útima semana, na sede do Conselho em Florianópolis. O encontro teve como pauta o aprimoramento do ensino, a visibilidade das profissões tecnológicas e a preocupação mútua com a redução no número de acadêmicos nas engenharias.
Os representantes da Unesc relataram que a defasagem no Ensino Médio tem impactado o desempenho dos estudantes, apresentando as recentes mudanças nos planos de ensino da Universidade. O presidente Kita Xavier alertou para o risco de falta de engenheiros no mercado até 2030 e ressaltou a necessidade de fortalecer a parceria com as Instituições de Ensino.
Propostas e valorização dos cursos
Durante a reunião, os coordenadores da Unesc defenderam a inclusão do curso de Design no Sistema Confea/Crea e solicitaram uma campanha de valorização para Engenharia de Agrimensura, que é o único curso do estado com 50 anos de tradição.
O Crea-SC apresentou a proposta do Selo de Conformidade para cursos ligados ao sistema e anunciou o Fórum Catarinense de Educação, que será realizado durante o Crea Summit 2026.
Participaram do encontro os coordenadores Vanildo Rodrigues (Agrimensura), João Rieth (Design), Felipe Zanette (Materiais), Adriano Bernadini e Adilson Oliveira (Mecânica), além de membros da diretoria do Crea-SC.