A Unesc encerrou a 16ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), um dos eventos mais importantes do calendário acadêmico, com um balanço positivo de mais de 2,8 mil pessoas envolvidas. A edição, que teve como tema “Planeta Água – A cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, celebrou a ciência e a inovação no campus.
A reitora em exercício, Gisele Silveira Coelho Lopes, destacou o papel da universidade no diálogo com a comunidade. “A Semana de Ciência e Tecnologia é um dos momentos mais simbólicos da Unesc porque traduz, na prática, o papel de uma Universidade Comunitária. Aqui, o conhecimento não fica restrito às salas de aula ou aos laboratórios. Ele ganha vida no diálogo com a comunidade”, salientou. A SCT de 2026 já tem tema definido: “Mulheres e Juventude na Ciência”.
Engajamento e qualidade da pesquisa
O evento registrou um aumento no número de trabalhos submetidos, com cerca de 730 trabalhos apresentados, além de mais de 100 atividades paralelas. A SCT aproximou a ciência das pessoas com palestras, feiras e apresentações culturais.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, ressaltou o esforço coletivo. “O que mais me emociona é o trabalho de quem não aparece: acadêmicos da graduação e da pós-graduação que atuaram como monitores, professores que avaliaram trabalhos de forma presencial e online, e toda a equipe técnica… Um evento desse porte só acontece porque há muita gente comprometida”, comentou.
A coordenadora-geral do evento, Camila Serafim Daminelli, destacou o caráter transversal das reflexões sobre o tema central. “Essa foi uma Semana de Ciência e Tecnologia que mobilizou todas as áreas do conhecimento… Foram reflexões transversais sobre como cada área e o conhecimento científico produzido nos diferentes campos do saber podem contribuir para pensar o enfrentamento das mudanças climáticas a partir da lógica da cultura oceânica”, enfatizou.
A diretora de Pesquisa, Sabrina Arcaro, celebrou a qualidade dos estudos. “Tivemos apresentações orais e a inovação dos pôsteres digitais. Muitos destacaram a qualidade dos trabalhos da Unesc, especialmente os de iniciação científica, alguns comparáveis, ou até superiores, a produções de mestrado e doutorado. Isso é motivo de grande orgulho para nós”, relatou.
Entre os eventos paralelos, destaque para a Feira de Ciências (11ª edição) e a Feira da Inovação (12ª edição).












