O UniSENAI e a Câmara de Smart Cities da FIESC encerraram a semana de imersão internacional com um workshop sobre cidades inteligentes em Barcelona, na Espanha. O evento, realizado nesta sexta-feira (7), aconteceu durante o Smart City Expo World Congress—o maior encontro global do setor—e reuniu prefeitos e secretários de municípios catarinenses, além de alunos do MBI em Smart Cities do UniSENAI.
A imersão, que passa a ser uma prática dos cursos de pós-graduação da instituição, teve como objetivo colocar os participantes, em sua maioria servidores públicos, em contato com soluções urbanas de Barcelona, uma referência mundial. A experiência permite que práticas observadas na cidade espanhola, como mobilidade, monitoramento e urbanização, sejam adaptadas à realidade de Santa Catarina.
Foco em inovação e novas práticas
Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC, e outros executivos da FIESC, participaram do workshop e da missão. Para eles, a viagem teve o propósito de fortalecer o relacionamento com instituições internacionais e inspirar ações que aproximem a indústria, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da FIESC, ressaltou que a missão representa um passo importante para posicionar Santa Catarina como referência nacional em soluções urbanas e industriais inteligentes.
O MBI em Smart Cities, com duração de 12 meses, é o primeiro do tipo no Brasil e é desenvolvido em parceria com a FIESC. O curso está alinhado à Missão 3 da Política Industrial Nova Indústria Brasil (NIB), que busca melhorar a qualidade de vida nas cidades por meio de mobilidade sustentável, moradia, infraestrutura e saneamento.












