Estudantes interessados em ingressar no ensino superior com bolsa integral já podem se preparar: o Programa Universidade Gratuita estará com inscrições abertas de 7 a 17 de julho, para o segundo semestre de 2025. A novidade nesta edição é que não é necessário estar matriculado para participar da seleção.
O edital divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) também contempla o calendário de renovações e concessões de auxílios financeiros. Estudantes que já fazem parte do programa devem realizar a renovação do benefício até 11 de julho, conforme orientações disponíveis no Sistema Universidade Gratuita.
Além disso, o portal do programa disponibiliza a simulação do índice de carência, ferramenta que ajuda os candidatos a verificarem sua situação antes da inscrição. A simulação pode ser feita em: sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br. O edital completo está disponível em: unesc.net/universidade-gratuita.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, reforça a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional.
“O programa possibilita que estudantes ingressem na Universidade com o suporte financeiro necessário para focar na formação acadêmica. Isso tem reflexos diretos em toda a nossa região”, afirma.
Atualmente, 44% dos estudantes da graduação presencial da Unesc já são contemplados com bolsas do programa. Ao todo, o Universidade Gratuita já soma mais de 41 mil bolsas ativas nas universidades comunitárias catarinenses da Acafe, com previsão de alcançar 70 mil até 2026.
Matrículas abertas na Unesc
As matrículas para cursos presenciais, EaD e técnicos da Unesc também estão abertas. O ingresso não exige vestibular, com exceção do curso de Medicina.
Interessados podem consultar os cursos disponíveis e as formas de ingresso no site: unesc.net/graduacao ou entrar em contato pelo WhatsApp (48) 99915‑0433.
Para dúvidas sobre o programa Universidade Gratuita, o contato é: ensino.superior@sed.sc.gov.br ou pela Central de Atendimento da Unesc pelo telefone (48) 9 9644‑0170.