Na últimas sessões da Câmara de Vereadores tem se discutindo muito sobre corte de gastos e economia. O vereador Cacai Amorim (PDT) lembrou dos gastos com os salários “estratosféricos” dos vereadores de ambos os poderes Legislativo e Executivo que ultrapassam o necessário, “enquanto o cidadão trabalhador brasileiro e sombriense, que é o responsável pelo custeio de todo esse gasto é obrigado a sobreviver com um salário mínimo nacional, sem direito a nenhuma regalia, benefício ou qualquer mordomia, ao contrário, do mínimo salário, são descontados mais e mais impostos que reduzem mais ainda o ganho real do trabalhador”, pontua.
Segundo Cacai, nada mais justo que os parlamentares de ambos os poderes exerçam suas atividades mediante o ganho de um salário mínimo nacional, assim como prefeito, vice e secretários também tenham os salários reduzidos em 50% e 20%, como a maioria dos brasileiros já está acostumado, sem nenhuma regalia ou benefício adicional.
Tal redução impactaria em uma economia milionária aos cofres públicos, possibilitando assim, maiores investimentos em todas as áreas que necessitam de maior atenção como a educação, saúde, segurança pública e saneamento básico, e mais leitos de UTI para o Hospital Dom Joaquim.
“Não estão nascendo mais sombrienses, isso é triste para a cidade, pois temos um hospital com uma capacidade e estrutura muito grande”, disse Amorim.
Assim sendo, o vereador pedetista Cacai protocolou esse projeto de lei que tem como foco a redução dos salários e benefícios de todos os políticos dos poderes Executivo e Legislativo.
“A atividade política não pode ser motivo para enriquecimento como vem sendo ao longo de toda a história do Brasil,” acrescenta o repórter Northon Costa.
O vereador e empresário Cacai Amorim realizou dois programas jornalísticos de sexta-feira (9), das 7h às 9h e do meio-dia às 13h, registrando sua terceira semana consecutiva com a presença do repórter Northon Costa e o comunicador Cassiano Santos, que durante o programa deram as suas opiniões. Ao longo de cada minuto chegavam apoiadores e simpatizantes do projeto de lei.
Cada pessoa que chegava, assinava o abaixo-assinado que está disponível na página 7 do Jornal Amorim.
Cacai começou a sua fala parabenizando a cidade de Arcos (MG) pela coragem dos próprios vereadores: “Eles cortaram na carne, e agora terão uma economia gigantesca, e isso afetou a eles mesmo, mas eles olharam para o povo”. Caso o projeto seja aprovado, os cofres da cidade terão a economia de quatro milhões de reais: “Devemos começar plantar essa sementinha aqui em Sombrio, para que possa ser regada em outras cidades vizinhas”, disse o vereador.
“Já que votaram e colocaram pessoas que representam vocês, então agora cobrem desses mesmos. Vamos nos mobilizar, estamos aqui para servir e não para ser servidos. Isso já deveria estar acontecendo de cima para baixo”, disse Cacai.
No último bloco, leu as mensagens de apoio e atendeu algumas ligações de ouvintes que queriam dar as suas opiniões.
“Chegou a vez do povo se mobilizar e juntos conseguir esse feito que será histórico para nossa cidade e logo após isso tudo veremos a economia na nossa cidade. Colete as assinaturas e venha conosco nesta terça (13), na sessão que acontece as 18h30 na Câmara, traga cartazes e placas, vocês tem direito e nós estamos apenas praticando a transparência e informando a verdade nada mais que a verdade”, finalizou Cacai Amorim.