Nesta quinta-feira (4), a ViaCosteira, empresa do grupo Motiva, celebra cinco anos à frente da concessão da BR-101 Sul em Santa Catarina. Desde a assinatura do contrato em 2019, a concessionária já investiu mais de R$ 1,3 bilhão em obras, manutenção e serviços, contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade e segurança na região.
Entre os principais marcos estão a construção de novas vias marginais em Imbituba, Tubarão e Capivari de Baixo, um novo viaduto em Maracajá, a revitalização da balança em Araranguá e a entrega de quatro passarelas para pedestres, outras quatro seguem em fase de implantação.
“Nosso foco é garantir segurança, conforto e fluidez na rodovia, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades lindeiras”, destacou o diretor Fernando de Marchi.
Também foram realizadas melhorias como reparos de pavimento, revitalização de sinalizações e manutenção das margens da rodovia. Atualmente, estão em andamento obras de vias marginais e viaduto em Paulo Lopes, além da instalação de iluminação entre Paulo Lopes e Passo de Torres.
Atendimento ao usuário e impacto regional
A concessionária mantém um robusto Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com seis bases operacionais, frota de 20 veículos e mais de 200 profissionais especializados em suporte, como guinchos e UTIs móveis. A média é de 200 atendimentos por dia, todos monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
Além da melhoria da infraestrutura, a atuação da ViaCosteira gerou impactos positivos nas finanças dos 19 municípios ao longo da BR-101 Sul/SC. Ao longo dos cinco anos, mais de R$ 57 milhões foram repassados às prefeituras por meio do ISSQN, fortalecendo a arrecadação municipal e fomentando novos investimentos locais.