No mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o governo de Jacinto Machado, através das secretarias de Saúde e de Assistência Social, vão reunir membros da terceira idade para uma ‘Roda de Conversa’.
A ação visa debater o assunto de um jeito menos formal, mas de forma relevante tanto para os idosos quanto para seus familiares.
Infelizmente, as várias formas de violência contra a pessoa idosa têm se tornado cada vez mais presente em todos os municípios brasileiros, subtraindo direitos conquistados ao longo de toda uma vida. Com o assunto fazendo parte das ações dos atendimentos de saúde e de assistência social, os dois setores reuniram-se para um evento conjunto que vai reunir os interessados para uma ‘Roda de Conversa’.
“Trata-se de ação referente ao Junho Violeta, quando se trabalha a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. Desta forma, vamos falar sobre o assunto com eles próprios e com outras pessoas interessadas, como cuidadores e familiares”, explica a secretária de Assistência Social, Regina Patel.
Além da violência física, situações de abandono, negligência, violência psicológica, patrimonial, abuso financeiro e até violência sexual serão abordados em encontro marcado para a tarde desta quinta-feira, 23 de junho, no centro de convivência. “São situações que, muitas vezes, a pessoa nem tem consciência que está sendo vítima. E consideramos essa conscientização uma forma de combatermos os vários tipos de abusos contra a pessoa idosa”, completa Adilson Piva, secretário de Saúde.
O encontro ‘Roda de Conversa’ terá início às 14h, aberto aos idosos e pessoas interessadas.