Um ciclone extratropical de baixa pressão, que se formou na quarta-feira, nas proximidades do litoral do Uruguai e Sul do Brasil, chegou na noite de sexta-feira (03), na costa sul catarinense.
No Balneário Arroio do Silva ele provocou ressaca no mar e a maré alta invadiu as entradas de praias, onde não haviam dunas, algumas casas, praça central(arrancando lajotas do calçadão) e trazendo muita vegetação marinha nas próximas à beira mar, como Roseno Pereira no lado sul e Leonardelli e Avenida Beira Mar no lado norte. A Secretaria de Obras realizou um mutirão, contando com a equipe de servidores que usaram máquinas e caminhões para limpar os locais públicos e desobstruir algumas entradas que ficaram trancadas com troncos de árvores que veio junto com a maré.
Para hoje, a previsão do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia – para a região é de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Paraná, Santa Catarina e no oeste e norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva forte com queda de granizo em áreas isoladas. Demais áreas da região, céu nublado a parcialmente nublado.