102.9 FM
102.9 FM
ColunistasMariana Machado - CuriosidadesSaídos de contos de fadas: 5 castelos brasileiros que enchem os olhos

Saídos de contos de fadas: 5 castelos brasileiros que enchem os olhos

Embora não sejam tão conhecidos quanto os europeus, os castelos brasileiros são repletos de charme e história

Castelos são muito mais do que construções imponentes, são símbolos de poder, legado e imaginação. Com torres altas e arquitetura requintada, essas estruturas evocam a imagem de reis, rainhas, princesas e cavaleiros medievais. Vislumbrar um castelo é muito mais que conhecer uma arquitetura antiga, é viajar no tempo e conhecer as histórias que cercam a construção.

Embora sejam frequentemente associados à Europa medieval, o Brasil também conta com, pelo menos, 38 dessas edificações espalhadas de norte a sul do país. Caso queira conhecer um castelo pessoalmente, não necessariamente precisa viajar para a Europa. Confira uma seleção de 5 castelos brasileiros que vão te surpreender!

  1. Castelo Britânico – Criciúma (SC)

Localizado no extremo Sul catarinense, mais precisamente na cidade de Criciúma, o Castelo Britânico tem uma história recente. A estrutura foi construída entre 1998 e 2006 como um projeto para tornar acessível a cultura britânica a quem não pode ir até a Europa. A arquitetura foi inspirada no Castelo de Glamis, na Escócia, e conta com uma programação que inclui tour e brunch dentro do castelo para os visitantes.

  1. Palácio das Indústrias – São Paulo (SP)

Construído no Parque Dom Pedro II, em São Paulo, com um estilo arquitetônico eclético, o prédio foi idealizado pelos arquitetos Joseph-Antoine Bouvard e Francisque Couchet para sediar exposições ligadas à indústria paulista. Inaugurado em 1924, hoje o espaço abriga o Museu Catavento Cultural.

Palácio abriga o Museu Catavento Cultural (Foto: Condephaat/Reprodução)

  1. Castelo Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)

Um dos monumentos mais famosos do Rio Grande do Norte, a construção localizada em Sítio Novo foi construída pelo próprio dono, Zé dos Montes, como uma forma de devoção a Nossa Senhora. Aposentado, José afirmou em entrevista ao G1 que tinha sonhos recorrentes com a mãe de Jesus e que queria edificar um castelo em homenagem a ela. Zé dos Montes construiu o castelo durante 36 anos, até falecer em 2020.

Por mais inacreditável que pareça, a construção foi feita por um só homem (Foto: Tripadvisor/Reprodução)

4. Castelo do Instituto Ricardo Brennand – Recife (PE)

O Instituto Ricardo Brennand, também conhecido como Castelo de Brennand, é uma instituição cultural localizada em Recife. Hoje o local conta com um museu, uma galeria de arte, uma biblioteca e um belíssimo parque. De acordo com o site de viagens Tripadvisor, o local já foi eleito o melhor museu da América do Sul por viajantes em 2015. Embora seja uma construção contemporânea, o complexo de edifícios foi inspirado no estilo Tudor.

Estátuas que ornamentam uma das faces do castelo (Foto: Tripadvisor/Reprodução)

5. Castelo Furlani – Pederneiras (SP)

O último castelo da lista, mas nem por isso menos importante, é o Castelo Furlani, construído em 1911 por Fausto Furlani. Nascido na província de Trento, na Áustria (hoje Itália), Furlani emigrou para o Brasil em 1876 e decidiu construir um castelo similar aos da sua região. O castelo foi construído usando os mesmos padrões de segurança que os castelos medievais.

Os materiais utilizados na construção foram importados da Alemanha e da França (Foto: Castelofurlani.com/Reprodução)

 

Mariana Machado (Jornalismo)

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias