A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou o Programa Rede Rural em Santa Rosa do Sul. O objetivo da iniciativa, apresentada em uma reunião na prefeitura, é aproximar a PM dos moradores do campo para ampliar a segurança nas áreas rurais.
O encontro contou com a presença do major Marcelo Faber e do sargento Demian Lapa, que explicaram a importância da participação da população. “O objetivo é que o programa resgate um costume antigo, que é o de conhecer os nossos vizinhos. Queremos estreitar relações com os moradores do interior, contribuindo para que a polícia possa agir quando houver movimentações suspeitas nas comunidades”, explicou o major Faber.
O prefeito Almides Roberg da Rosa e o vice-prefeito Pedro D’Ávila da Cunha também participaram e destacaram que a iniciativa da PM irá complementar o plano de segurança municipal, que prevê a instalação de câmeras de monitoramento em áreas rurais.
Com a implantação do programa, a Polícia Militar irá cadastrar e formar grupos de moradores para a troca de informações. A iniciativa funciona de forma semelhante ao programa Rede de Vizinhos, já ativo nas áreas urbanas.