O lançamento da campanha “Novembro Azul: Leve a vida com bom humor e a saúde com seriedade” em Criciúma focou na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa, do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde, traz o humor como ferramenta, utilizando o personagem Darci — interpretado por Moriel Costa (Dazaranha) — para quebrar tabus e conscientizar homens a partir dos 45 anos.
As atividades do mês foram abertas nesta quarta-feira (5), com uma palestra para servidores públicos ministrada pelo urologista Roberto Meister Bernardi sobre “Falar é prevenir: Quebrando tabus sobre a saúde do homem”.
O prefeito Vagner Espindola destacou a importância da ação. “Todas as nossas unidades de saúde estão preparadas para orientar e atender os homens sobre a prevenção desse mal silencioso. O câncer de próstata é uma doença séria, mas quando diagnosticado a tempo, as chances de cura ultrapassam 90%. É preciso quebrar o silêncio: falar é a melhor forma de prevenir”, destacou.
Desafio da atenção masculina e o Dia D
O secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, reforçou o desafio de incentivar o autocuidado. “A atenção à saúde masculina ainda é um desafio. Muitos homens adiam consultas e exames por receio ou desinformação. Nosso objetivo é justamente mudar essa realidade, incentivando o diálogo e o cuidado preventivo”, afirmou.
O artista Moriel Costa explicou o motivo de usar o humor na campanha: “Escolhemos o humor como ferramenta de comunicação porque ele aproxima e facilita a reflexão. Me sinto honrado em participar com o Darci, nesta campanha tão importante para nós homens. Com esse trabalho quero mostrar que a prevenção pode nos tirar de uma zona de desconforto e até um problema mais grave. E que devemos sim nos dar esse presente. Vamos sim nos prevenir, porque o nosso bem-estar tem a ver com o nosso bem-querer, com o nosso bom humor, com o nosso bem viver”, declarou.
A programação segue até o fim de novembro e terá o Dia D de mobilização no dia 11, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão em horário estendido, até as 20h, para ampliar o atendimento ao público masculino.












