Com o objetivo de transformar Santa Catarina em um dos estados mais inovadores do mundo até 2030, o Pacto pela Inovação Catarinense une instituições em defesa do desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação Catarinense. Iniciado em 2017, o movimento conta hoje com 40 entidades e 160 ações que visam construir estratégias de atuação coletiva e definir prioridades para o setor.
A Alesc também aderiu ao Pacto pela Inovação, por meio da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, presidida pelo deputado estadual Jair Miotto (PSC). A parceria foi oficializada durante a apresentação do movimento feito pelo coordenador-geral do Pacto pela Inovação e vice-presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Marcos Lichtblau.
O deputado Jair Miotto será o interlocutor do Pacto na Assembleia. “A Alesc é a 40ª instituição a firmar o compromisso de posicionar Santa Catarina internacionalmente como o estado da inovação. Se não nos adaptarmos às inovações que estão ocorrendo em todos os setores, ficaremos para trás. Nosso estado é um estado de vanguarda e sempre foi inovador”, ressalta Miotto.
Durante a apresentação Lichtblau trouxe números importantes. “Atualmente, o setor de tecnologia representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina. São mais de 12 mil empresas e 50 mil empregos gerados. O setor cresce exponencialmente e dobra de tamanho a cada quatro ou cinco anos e assim Santa Catarina está se posicionando internacionalmente como estado da inovação”, afirma o coordenador.