A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através do setor de Vigilância Epidemiológica vem atuando com atenção redobrada na prevenção ao combate da Pandemia do COVID-19, Coronavírus, onde existe um Centro de Triagem no Posto de Saúde Paulo Lupin, para atendimento aos pacientes que apresentarem os sintomas.
Outra campanha ininterrupta da Vigilância Epidemiológica tem sido no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunyia, doenças muito perigosas e que levaram mais de 700 pessoas ao óbito no Brasil.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, só no ano passado foram 1 milhão, 544 mil, 987 casos prováveis, com um aumento de 488% em relação a 2018, com 728 óbitos. As ocorrências de Chikungunya ficaram no patamar de 132.205 e as de Zika, 10.768.
“Os números são impressionantes, por isso pedimos á população que continue abrindo os portões de suas residências para nossos agentes de saúde endemias tomarem as medidas de controle e proliferação. Eles estão fazendo as visitas com medidas preventivas como o uso de álcool gel e máscara e não irão encostar em objetos da casa”, ressalta a enfermeira Franciele Ramos, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Balneário Arroio do Silva.
Prevenção
– Manter bem tampados tonéis e barris d’água;
– Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
– Fechar bem o saco de lixo e deixá-lo fora do alcance de animais;
– Manter a caixa d’água bem fechada. Colocar também uma tela no ladrão da caixa d’água;
– Virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas;
– Colocar no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
– Encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavá-los semanalmente com escova;
– Lavar semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água e colocar tela;
– Lavar semanalmente com água e sabão bebedouros de animais;
– Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;
– Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas e lavá-los com escova, água e sabão uma vez por semana;
– Os pneus velhos devem ser descartados no ECOPONTO de Araranguá, que fica na Rua Manoel Serafim Silvano, bairro Mato Alto em Araranguá.